Terços

1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz.

2. Fazer o oferecimento do Terço.

Após, caso tenha intenções particulares, fazê-las.

3. Recitar o Credo

4. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.

5. Em cada uma das três contas pequenas, recitar uma Ave Maria.

6. Recitar um Glória.

7. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia (você poderá ver abaixo). Caso queira e seja oportuno, você pode meditar e partilhar com os outros uma proposta de reflexão.

8. Recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.

9. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena), recitar uma Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.

10. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias.

Também se pode rezar a oração de Fátima (Jaculatória - abaixo).

11. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.

12. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração de agradecimento ao terço e a oração da Salve Rainha. Também rezamos três Ave Marias nas intenções do Santo Padre, o Papa.

13. Após a Salve Rainha repetimos três vezes: "Graças e louvores sejam dadas a todo momento ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento", findando com "Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo", onde todos respondem: "Para sempre seja louvado".


Orações do Terço Mariano

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS e o IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do clero, pelo nosso vigário, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram as nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo Brasil.


Creio em Deus

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.



Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.



Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.



Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Jaculatória - Oração de Nossa Senhora de Fátima

Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa Misericódia. Complemento da Jaculatória (invocação das bençãos) Abençoai o Santo Padre o Papa, santificai o clero e as nossas famílias e aumentai o número das vocações sacerdotais, religiosas e missionárias; dai-nos a paz. Amém.



Agradecimento do Terço (reza-se ao terminar a quinta dezena do terço)

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha…




Ladainha de Nossa Senhora (Salve Rainha)

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, E depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria, Rogai por nós, Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém




MISTÉRIOS DO TERÇO

OBS: No rosário são meditado os quatro mistérios.


MISTÉRIO GOZOSOS:

Sobre a infância de Jesus (segunda e sábado)

1. Mistério: Anunciação do anjo São Gabriel a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)
2. Mistério: Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1,39-56)
3. Mistério: Nascimento de Jesus em Jesus (Lc 2,1-21)
4. Mistério: Apresentação do Menino Jesus no templo (Lc 2,22-40)
5. Mistério: Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei (Lc 2,41-52)


MISTÉRIOS DOLOROSOS:

Sobre a Paixão de Jesus (terça e sexta-feira)

1. Mistério: Agonia morta de Jesus no horto das Oliveiras (Mt 26,36-56)
2. Mistério: Flagelação de Jesus atado à coluna(Mt 27,11-26)
3. Mistério: Coroação de espinhos de Jesus por seus algozes (Mt 27,27-31)
4. Mistério: Subida dolorosa do Calvário (Jo 19,17-24)
5. Mistério: Crucificação de Jesus (Jo 19,25-37)
reze agora com o frei gilson este terço!



MISTÉRIOS GLORIOSOS:

Sobre a ressurreição de Jesus e sua mãe Maria (quarta-feira, e domingo)

1. Mistério: Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20, 1-18)
2. Mistério: A ascensão Gloriosa de Jesus ao Céu (Lc 24, 50-53)
3. Mistério: Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Ato 2,1-13)
4. Mistério: Assunção Gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18)
5. Mistério: Coroação de Nossa Senhora no Céu(Apo 12, 1-4)
reze agora com o frei gilson este terço!


MISTÉRIOS LUMINOSOS:

Sobre a vida pública de Jesus (quinta-feira)

1. Mistério: Batismo do Senhor no Jordão (Cor 5, 21 - Mt 3, 17)
2. Mistério: Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3. Mistério: A proclamação do Reino (Mc 1, 15)
4. Mistério: A Transfiguração de Jesus (Lc 9, 35)
5. Mistério: Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)

A cada vez que se pronuncia este Ato de Amor, uma alma é salva.
Comece o Terço rezando o Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria.

Nas contas grandes:

Doce Coração de Jesus, sede meu amor! Imaculado Coração de Maria, sede minha salvação!

Nas contas pequenas:

Jesus, Maria, eu vos amo! Salvai as almas!
Após as cinco dezenas, recita-se:
Sagrado Coração de Jesus, fazei que eu vos ame cada vez mais (repetir 3 vezes)

Comece o Terço rezando o Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria.

Nas contas grandes:

Ó meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e atribulações o Anjo não vos valeu, valei-me São José.

Nas contas pequenas:

São José, valei-me.
Ao terminar a dezena:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Após as cinco dezenas, recita-se:
A vós, glorioso São José, ofereço este terço em louvor e glória de Jesus e Maria, para que seja minha luz e guia, minha proteção e defesa, minha fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos e tribulações, principalmente na hora da agonia. Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo. Falai em meu favor, advogai a minha causa no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra de Jesus, de Maria e vossa. Amém.

Comece o Terço rezando o Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria.

Nas contas grandes:

Coração doloroso Imaculado de Maria, rogai por nós que recorremos a vós.

Nas contas pequenas:

Mãe, salvai-nos pela chama de amor do vosso Coração Imaculado. Ao terminar a dezena:
Mãe de Deus, derramai sobre a humanidade inteira as graças eficazes de vossa chama de amor, agora e na hora de nossa morte. Amém. Após as cinco dezenas, recita-se três vezes:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos, Amém.
Oração pela difusão da chama de amor do Imaculado Coração de Maria.
Com aprovação pessoal de S.S. Paulo VI, Nov. 1973.

"Bem-aventurada sempre Virgem Maria, queridíssima Mãe nossa do céu! Vós amais tanto a Deus e a nós, vossos filhos, que oferecestes Vosso Divino Filho, Jesus, na cruz como desagravo, a nosso Pai Celestial, para alcançar a salvação para nós, a fim de que quem creia Nele, não pereça, mas sim tenha vida eterna.
Com filial confiança, vos rogamos Mãe, que com a chama de amor de Vosso Imaculado Coração, acesa pelo Espírito Santo, acendais em nossos corações lânguidos, o fogo do amor perfeito até Deus e aos homens, a fim, de que unidos convosco em um só coração, amemos sem cessar a Deus, e a nosso próximo. Amém."

Chamado de "terço" ou "rosário" por semelhança, seu nome verdadeiro na liturgia oriental é Cicotki. Originalmente era rezado em um rosário de 100 contas com 10 "mistérios", num total de 1000 (mil) invocações do Nome de Jesus :"Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim pecador ".
Para nossa vida agitada do ocidente, o Cicotki foi adaptado pelo padre Marcelo Rossi (da Diocese de Sto. Amaro-SP) para ser rezado a partir do Rosário de Nossa Senhora, como vimos acima. Ou seja, na impossibilidade de rezarmos mil vezes, rezamos cinqüenta.
Assim, o Terço Bizantino é formado por 50 orações divididas em 5 mistérios, de 10 orações cada um. Em cada mistério repetimos 10 vezes uma mesma oração, como fazemos com as 10 Ave-Marias do Rosário de Nossa Senhora

.
Geralmente a oração do primeiro mistério é a invocação do Nome de Jesus (SENHOR JESUS CRISTO), e no último mistério agradecemos : OBRIGADO, SENHOR JESUS CRISTO.
Nos mistérios intermediários (segundo, terceiro e quarto), podemos escolher para cada um deles qualquer uma das orações da lista abaixo (ou outras, inspiradas pelo Espírito Santo) :

-Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim pecador.
-Deus, vinde em meu auxílio.
-Jesus, me ajude; Jesus, me cure; Eu te amo, Jesus; Fica comigo, Jesus.
-Meu Jesus, misericórdia.
-Vinde Espírito Santo, e remove ... (dizer o que remover)
-Sangue de Cristo, liberta ... (dizer do que libertar)
-Jesus e Maria, eu vos amo, salvai as almas ...
-Jesus, que teu Sangue lave e liberte ... (dizer quem ou de quem)
-Jesus, Maria e José, abençoai minha família.
-Pelo poder do teu nome, Jesus liberte-me.
-PeloPelo poder do teu nome, Jesus cura-me.
-Pelo poder de teu nome, Jesus salva a minha família.
-Jesus, abençoai ... (dizer quem ou a quem)
-Jesus curai ... (dizer a quem)
-Jesus convertei ... (dizer a quem)
-Deus provê, Deus proverá, sua misericórdia não faltará.
-Eu creio, Jesus, mas aumentai a minha fé.
-Oh Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
-Eu tudo posso naquele que me fortalece.
-Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre.
-Jesus, tem piedade de mim; cura-me; salva-me liberte-me.
-Jesus, cura o mais íntimo de mim.
-Cruz Sagrada seja a minha luz; Não seja o dragão o meu guia; retira-te satanás, não me ofereças coisas vãs; o que me ofereces é mal, bebes do teu próprio veneno.

Na cruz recitamos o Credo e, logo após:

Eu creio que Deus me liberta da falta de perdão, do ódio, da raiva, dos ressentimentos, das mágoas, das vinganças, do orgulho, do medo, etc.(outros sentimentos que desejar falar). Lava Jesus meu coração difícil de perdoar.

Nas contas grandes:

Pai Nosso, sendo que quando estiver rezando, modifica-se: "...perdoai-nos as nossas ofensas, assim como eu perdôo - falar o nome da pessoa -"

Nas contas pequenas:

Eu amo e perdôo, eu perdôo e amo.
Ao terminar a dezena recita-se o Glória.


Após as cinco dezenas, recita-se:

Senhor Jesus, por Teu Amor, para viver a Tua palavra, eu estou perdoando - falar o nome da pessoa que quer perdoar.


Depois recita-se o Salve Rainha e o Exultae (abaixo):

Minha alma glorifica ao Senhor, e meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão Bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é Poderoso e seu Nome é Santo. Sua misericórdia se este de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço, desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. Amém.

Comece o Terço rezando o Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria e recite a oração:
Ó Providência Suprema , que abris as mãos de Deus para nos enriquecer de suas bênçãos celestiais, humildemente prostrados vos adoramos e suplicamos. Sede-nos propícia em nossas tribulações, misérias e necessidades. Em vossas mãos vos entregamos; dirigi, pois, as nossas ações, para que se tornem agradáveis aos olhos de nosso Deus e Senhor. Em vós depositamos nossa confiança e vos pedimos a graça (pedir a sua graça) se for para nosso proveito espiritual e temporal.
Sim, com todo coração vos suplicamos: tende compaixão de nós e de nossa pobre alma, para que possamos amar-vos aqui na terra e depois gozar-vos no céu onde vos agradeceremos, bendiremos e louvaremos por todos os séculos.
Assim seja! Providência Santíssima, do Eterno Onipotente e misericordiosíssimo Deus, que tudo tendes providenciado e providenciareis para o nosso bem, providenciai em todas as nossas necessidades, assim creio, assim espero, seja sempre feita a vossa Santíssima vontade. Amém.

1º Mistério

Na conta grande:
Coloquemos nossas necessidades nas mãos de Maria, Mãe da Divina Providência, Ela intercederá junto a seu Filho Jesus como nas Bodas de Caná.
Nas contas pequenas:

Deus Provê, Deus Proverá, e sua infinita Misericórdia jamais faltará.
Ao terminar a dezena:
Providência Santíssima, do Eterno Onipotente e misericordiosíssimo Deus, que tudo tendes providenciado e providenciareis para o nosso bem, providenciai em todas as nossas necessidades, assim creio, assim espero, seja sempre feita a vossa Santíssima vontade. Amém.

2º Mistério

Na conta grande:

Nossa Senhora da Divina Providência, providencie à nossa família a unidade, o amor e a paz, que nunca nos falte o olhar misericordioso para com todos.
Nas contas pequenas:

Deus Provê, Deus Proverá, e sua infinita Misericórdia jamais faltará.
Ao terminar a dezena:

Providência Santíssima, do Eterno Onipotente e misericordiosíssimo Deus, que tudo tendes providenciado e providenciareis para o nosso bem, providenciai em todas as nossas necessidades, assim creio, assim espero, seja sempre feita a vossa Santíssima vontade. Amém.

3º Mistério

Na conta grande:
Nossa Senhora Da Divina Providência, providenciai à nossa família os bens espirituais e materiais, bem como a todas as famílias do mundo inteiro... Dá-nos o pão de cada dia... Nas contas pequenas:
Deus Provê, Deus Proverá, e sua infinita Misericórdia jamais faltará.
Ao terminar a dezena:
Providência Santíssima, do Eterno Onipotente e misericordiosíssimo Deus, que tudo tendes providenciado e providenciareis para o nosso bem, providenciai em todas as nossas necessidades, assim creio, assim espero, seja sempre feita a vossa Santíssima vontade. Amém

.

4º Mistério

Na conta grande:
Nossa Senhora da Divina Providência, providenciai, cuidai de nossa saúde (corpo, alma, psíquico, sistema nervoso). Nas contas pequenas:

Deus Provê, Deus Proverá, e sua infinita Misericórdia jamais faltará.
Ao terminar a dezena:
Providência Santíssima, do Eterno Onipotente e misericordiosíssimo Deus, que tudo tendes providenciado e providenciareis para o nosso bem, providenciai em todas as nossas necessidades, assim creio, assim espero, seja sempre feita a vossa Santíssima vontade. Amém.

5º Mistério

Na conta grande:

Nossa Senhora da Divina Providência, providenciai, animai a nossa vida de cristão(ã), de pregadores.
Nas contas pequenas:
Deus Provê, Deus Proverá, e sua infinita Misericórdia jamais faltará.
Ao terminar a dezena:
Providência Santíssima, do Eterno Onipotente e misericordiosíssimo Deus, que tudo tendes providenciado e providenciareis para o nosso bem, providenciai em todas as nossas necessidades, assim creio, assim espero, seja sempre feita a vossa Santíssima vontade. Amém.

Ao final dos 5 mistérios, recita-se:

Senhora da Divina Providência, damo-vos graças pela sua intercessão junto a Seu Filho Jesus, pelas nossas necessidades espirituais e temporais. Que possamos ser gratos a cada momento de nossa vida. Com amor vos saudamos com uma Salve Rainha... Salve Rainha, Mãe de Misericórdia... Depois reza-se o Pai Nosso, uma Ave Maria e o Glória ao Pai, pelas intenções do Santo Padre o Papa e pelas necessidades da nossa Igreja.

Esta devoção origina-se de uma exortação do Papa Leão XIII, datada 5 de maio de 1895, na qual aconselha os católicos a fazerem devotamente a novena do Espírito Santo e sugere a seguinte fórmula:

Dirigente: Oh Deus, vinde em nosso auxílio.
Todos: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Dirigente: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Todos:Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

1º Mistério

Dirigente: Vinde, Espírito Santo de SABEDORIA. Todos: Desprendei-nos da coisas da terra e infundi-nos o amor e o gosto pelas coisas do céu.
(Reza-se sete vezes:) Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Vinde e renovai a face da terra. (Em seguida se reza:) Ó Maria, que por obra do Espírito Santo concebestes o Salvador: rogai por nós.

2º Mistério:

Dirigente: Vinde, Espírito Santo de ENTENDIMENTO.
Todos: Iluminai a nossa mente com a luz da eterna verdade e enriquecei-a de santos pensamentos. (o resto como no primeiro Mistério)

3º Mistério:

Dirigente: Vinde, Espírito de CONSELHO.

Todos: fazei-nos dóceis às vossas inspirações e guiai-nos no caminho da salvação.

4º Mistério:

Dirigente: Vinde, Espírito de FORTALEZA.

Todos: dai-nos força, constância e vitória nas batalhas contra os nossos inimigos espirituais.

5º Mistério:

Dirigente: Vinde, Espírito de CIÊNCIA.

Todos: Sede o Mestre de nossas almas e ajudai-nos a pôr em prática os vossos santos ensinamentos.

6º Mistério:

Dirigente: Vinde, Espírito de PIEDADE.

Todos: Vinde morar e nosso coração, tomai conta dele e santificai todos os seus afetos.

7º Mistério:

Dirigente: Vinde, Espírito de SANTO TEMOR DE DEUS.

Todos: Reinai e nossa vontade e fazei que estejamos sempre dispostos a tudo sofrer antes que Vos ofender.

Oração Final

Ó Divino Espírito Santo, Vós que me esclareceis de tudo, que iluminais todos meus caminhos para que eu possa atingir a felicidade, Vós que me concedeis o sublime dom de perdoar e esquecer as ofensas e até o mal que me tenham feito, a Vós que estais comigo em todos os instantes, eu quero humildemente agradecer por tudo que tenho, por tudo que sou e confirmar uma vez mais a minha intenção de nunca me afastar de Vós por maior que seja a ilusão ou tentação material, com a esperança de um dia merecer e poder juntar-me a Vós e a todos os meus irmãos na glória e na paz da eternidade. Assim seja, Amém.

Contribua com nosso projeto!!!
Contribua:
Selo

Selo



Contatos

Email: admin@palavradeluz.com

Política de Privacidade
Termos de Uso