São Xisto IPI

 São Xisto IPI

Xisto III, Papa de 432 a 440 d.C.,guiou a Igreja em um período crucial, marcado pelas controvérsias cristológicas. Sua atuação foi fundamental na reconciliação entre Roma e Alexandria após as disputas nestorianas, consolidando a doutrina da unidade de Cristo. Xisto III promoveu a construção e restauração de igrejas em Roma, incluindo a Basílica de Santa Maria Maior, demonstrando seu zelo pastoral e compromisso com a arte sacra. Seu pontificado fortaleceu a autoridade papal e a ortodoxia doutrinária.

Origens

Pouco se sabe sobre as origens de São Xisto III, antes de ele se tornar Papa. Sabe-se que uma das grandes marcas de seu pontificado foi a amizade com Santo Agostinho e a luta contra algumas heresias que ameaçavam o futuro da Igreja. Nisso, ele teve papel determinante.

Influência de Santo Agostinho

A princípio, antes de ser Papa, São Xisto assumiu uma posição de neutralidade a respeito da “doutrina” dos pelagianos e de uma controvérsia sobre isso que apareceu no sul da França. Porém, foi sabiamente advertido pelo papa Zózimo e, com a ajuda de Santo agostinho, reconheceu seu erro. Agostinho, com efeito, combatia com toda a força a heresia pelagiana. Os dois mantinham constante contato por cartas.

A heresia

A doutrina pelagiana, criada por um indivíduo de sobrenome Pelágio, negava a realidade do pecado original, bem como a fragilidade e a corrupção inerente à natureza humana. A doutrina defendia também a ideia de que o homem, por sua própria força, tinha a capacidade para não pecar, “não precisando”, assim, da graça de Deus.

Papa

São xistos III foi eleito Papa no ano 432. Logo que assumiu, começou a agir com muita firmeza e austeridade com todos os que se desviavam da verdadeira Doutrina Católica. Santo Agostinho o ajudou no discernimento e na maneira de agir com relação às heresias. Assim, São Xisto III conseguiu acabar definitivamente com doutrina pelagiana dentro da Igreja.

Nestorianismo

São xistos III também soube conduzir com prudência e sabedoria ações conciliadoras em relação ao nestorianismo, outra ideologia criada por Nestório. Esta, continha desvios acerca do verdadeiro papel da Virgem Maria na história da Salvação. O Papa Xisto III acabou com a controvérsia que estava acontecendo entre os padres João de Antioquia e outro chamado Cirilo, que era para patriarca da cidade de Constantinopla.

Intervenção na política

O papa Xisto III demonstrou ainda forte autoridade papal numa disputa com um patriarca chamado Procuro. O imperador romano do Oriente queria que a região da uniria passasse para o governo de Constantinopla. Para tanto, contava com o auxílio de Procolo. Xisto III escreveu muito e trabalhou para que a região fosse mantida sob o governo romano do Ocidente. E conseguiu.

Santa Maria Maior

No Concílio de Éfeso, ocorrido em 431, a Virgem Maria foi proclamada Mãe de Deus. Por isso, o Papa Xisto III, após eleito, ampliou e enriqueceu uma basílica que era dedicada à Santa Mãe das Neves. Esta, ficava no alto do monte Esquilino. Mais tarde ela passou a ser chamada de Basílica de Santa Maria Maior. O notável é que esta igreja é a primeira igreja do Ocidente dedicada a Nossa Senhora. Assim, os fiéis católicos receberam um maravilhoso monumento dedicado ao culto da Virgem Maria.

Tábuas da manjedoura e missa do galo

Havia na Palestina algumas tábuas guardadas e veneradas como tendo pertencido à manjedoura que acolheu o salvador quando ele nasceu em Belém. O Papa Xisto III pediu que essas relíquias fossem trasladadas para a mesma Igreja em Roma. Assim, ele deu origem à tradição do presépio que, mais tarde, São Francisco aprimorou. Xisto III também Introduziu na cultura ocidental a Missa do Galo, que passou a ser celebrada na noite do Natal. Esta missa já era celebrada na cidade de Jerusalém, na Terra Santa, desde os primórdios da Igreja.

Grande construtor

Durante todo o pontificado, o Papa Xisto III realizou uma enorme atividade na área da construção. Construiu inúmeras igrejas e reformou outras tantas. Dentre elas se destaca a esplendorosa basílica de São Lourenço, situada em Lucina, na Itália.

Morte

São xistos III faleceu no dia 19 de agosto do ano 440. Antes de morrer, indicou aquele que, segundo o seu coração, deveria ser seu sucessor: Leão Magno. Este, de fato, o sucedeu e se tornou um dos papas mais importantes para a Igreja dos primeiros séculos. A Igreja instituiu sua festa no dia 28 de março.

Oração a São Xisto III

“Ó Deus, que destes a São Xisto III a graça de governar a Igreja com sabedoria, firmeza, fidelidade e austeridade, dai também a nós a graça de governar nossa vida conforme a vossa vontade, com sabedoria e fidelidade à vossa Palavra. Por isso Senhor Jesus cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Xisto III, rogai por nós.”

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar