São Wenceslau

 São Wenceslau

São Venceslau, duque da Boêmia no século X, é reverenciado como um símbolo de piedade e justiça. Educado na fé cristã por sua avó, Santa Ludmila, buscou governar com sabedoria e compaixão, promovendo a paz e o bem-estar de seu povo. Sua vida foi interrompida por um fratricídio instigado por seu irmão, Boleslau, marcando-o como mártir e santo padroeiro da República Tcheca.

Origens

Wenceslau nasceu em 907 na Boêmia, hoje República Checa. Era filho do Rei Bratislava, da Boêmia. Nasceu num lar dividido. Seu pai, o rei, era um homem de caráter e sábio. Sua mãe, chamada Djanira, já era uma mulher sem escrúpulos e queria ser a governante com plenos poderes. Wenceslau tinha um irmão chamado Boléu. Este, herdou a maldade da mãe.

Educação cristã

Wenceslau herdou a fé e a bondade do pai. Além disso, foi criado por sua avó paterna chamada Ludmila. Esta avó era profundamente cristã e soube educar o neto no conhecimento de Deus e nas virtudes cristãs. Por isso, Wenceslau se tornou um homem reto com formação e caráter cristãos. Isso foi decisivo para o rumo que sua vida tomou.

Mãe anticristã

Antes de falecer, o rei Bratislava, sabendo da retidão de Wenceslau, transferiu para ele a herança do trono. Isto enfureceu a rainha Djanira, que almejava o poder. Ou, então, que o poder passasse para seu filho Boléu, sem escrúpulos como ela. Como nada do que ela queria acontecer, ela tomou o poder e começou a perseguir violentamente os cristãos com seus poderes de rainha. Seu primeiro ato foi fazer com que o cristianismo não fosse mais a religião oficial do reino.

Wenceslau assume

Os representantes provinciais do reino, porém, fizeram valer a vontade do rei. Eles depuseram a rainha Ludmila e elevaram Wenceslau ao trono. Seu primeiro ato como rei foi restabelecer o cristianismo como religião oficial do reino, alegrando o coração da avó Ludmila. Quando a rainha Djanira soube disso, ficou enlouquecida e tramou a morte da sogra. Contratou assassinos que a mataram estrangulada enquanto rezava. Depois disso, ela começou a tramar a morte de seu filho, o agora rei Wenceslau.

Wenceslau e o reinado cristão

Como rei, São Wenceslau se destacou pela bondade e pelas virtudes cristãs. Em pouco tempo o povo passou a vê-lo como verdadeiro líder e um exemplo de vida. Ele pessoalmente se dedicava ao cuidado dos pobres, doentes e necessitados, levando a eles não só ajuda material, como também palavra de fé e esperança. Sua fama cresceu mais ainda quando, para evitar uma guerra e grande mortandade, ele propôs duelar pessoalmente com um duque chamado Ladislau, opositor ferrenho de seu governo cristão.

Duelo

Os dois marcaram dia e hora e compareceram no campo de duelo. Ladislau era um guerreiro mais experiente e atacou com sua lança. Os relatos narram que o duque iria ferir São Wenceslau de morte, dois anjos apareceram e ordenaram que ele parasse o ataque. O momento foi tão forte que o duque caiu do cavalo. Ao se levantar, já era um homem transformado. Naquele mesmo instante, pediu que o rei o perdoasse e jurou ser fiel a ele. São Wenceslau perdoou e o reino entrou numa era de paz. O povo passou a amar mais ainda ao rei Wenceslau.

Vingança da mãe e do irmão

Inconformados com o carisma e o sucesso de Wenceslau, Djanira e Boléu planejaram matá-lo. Quando chegou o dia 28 de setembro de 929, ocorreu o batizado de um filho de Wenceslau. Num dado momento, quanto todos festejavam, o rei São Wenceslau foi à capela para rezar e agradecer. Foi, então, que Djanira avisou a Boléu que a hora tinha chegado. Boléu dirigiu-se à capela e matou o irmão a punhaladas no altar da capela. Foi uma tragédia que consternou todo o reino e países vizinhos.

Castigo

A rainha Djanira, porém, não teve tempo de aproveitar o trono roubado do filho, pois, dali a poucos dias, o trágico acidente tirou sua vida. E o irmão Boléu não teve melhor sorte. Ele foi julgado e condenado por um imperador chamado Otão I.

Culto

O Corpo de São Wenceslau foi enterrado na Igreja de São Vito, na cidade de Praga. Desde não, o povo passou a venerá-lo como santo. Tanto que a Boêmia, a Polônia e a Hungria o adotaram como padroeiro. No Século XVIII aconteceu sua canonização e o dia 28 de setembro, dia de sua morte, ficou marcado como o dia de sua festa.

Oração a São Wenceslau

“Ó Deus, que destes a São Wenceslau a graça de seguir e viver vossa doutrina mesmo ocupando a posição de rei, dai a todos os que desempenham função de governo e liderança a mesma graça, para que o vosso povo possa viver em paz, praticando as virtudes cristãs e vivendo já neste mundo, a justiça do Reino dos Céus. Por nosso Senhor Jesus cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Wenceslau, rogai opor nós.”

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar