Sao Vicente De Paulo

 Sao Vicente De Paulo

São Vicente de Paulo, sacerdote francês do século XVII, dedicou sua vida ao serviço dos pobres e marginalizados. Inspirado pela caridade cristã, fundou a Congregação da Missão (Padres Vicentinos) e, com Santa Luísa de Marillac, as Filhas da Caridade. Sua obra revolucionou a assistência social, promovendo dignidade e justiça para os necessitados, tornando-o um exemplo de amor e serviço ao próximo.

São Vicente de Paulo, o Padre Vicente

São Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril do ano 1581, em Poli, no sul da França e foi batizado no mesmo dia. Faleceu no dia 27 de setembro de 1660, em Paris. Neste século XVII, São Vicente participou ativamente na Reforma Católica ocorrida na França. Vicente foi o terceiro filho de Jean de Paul e Bertrando de Moras. Seus pais eram camponeses de fé firme e vigorosa. A própria mãe deu educação religiosa aos seis filhos.

Grande reviravolta na vida de São Vicente de Paulo

Vicente se destacava pela sua inteligência e pelo zelo religioso. Começou a estudar na cidade de Dax, onde mais tarde, foi professor. Estudou teologia na Universidade de Toldou-se. Sua ordenação sacerdotal, com apenas dezenove anos, foi no dia 23 de setembro de 1600. Nessa época ele passou por uma forte provação: uma senhora viúva que gostava de ouvi-lo pregar, sabendo que ele era uma pessoa pobre, deixou sua herança para ele, uma propriedade e uma quantia em dinheiro, que estava em posse de um comerciante na cidade de Marselha. O Padre Vicente vai até lá receber esta herança com a intenção de distribuí-la para os pobres.

O escravo volta à liberdade

Ao retornar de Marselha, o navio em que ele viajava sofreu um ataque de piratas turcos. Pe. Vicente tornou-se prisioneiro e foi vendido em Tênis como escravo. Depois, foi vendido a outro homem que, ao morrer, o deixou como escravo herança a um sobrinho fazendeiro. Este tinha sido católico, mas, por medo da perseguição, tornara-se muçulmano.

São Vicente de Paulo, um homem dos pobres

Uma das três esposas deste fazendeiro ficou encantada com as músicas que Pe. Vicente cantava ao rezar e quis saber o significado daquilo. Ao ser evangelizada por Pe. Vicente, a mulher chamou a atenção do marido dizendo que ele não poderia ter abandonado aquela religião tão linda e séria. O patrão se arrependeu e se converteu. Meses depois, o homem foi com Padre Vicente até à França. Foram escondidos dos muçulmanos, em 1607. Chegando a Abismo encontraram o Vice-Legado do Papa e Vicente recebeu de volta suas credenciais de sacerdote. Seu ex-dono retornou à Igreja Católica, foi admitido num mosteiro e se tornou monge.

Legado para a humanidade de São Vicente de Paulo

Em Roma, Pe. Vicente frequentou a universidade e se formou endireitou Canônico. Foi nomeado Capelão da Rainha Margarida de Valois, a rainha Margô, pelo rei Henrique IV. Ele fazia a distribuição das esmolas dadas aos pobres e visitava os doentes no hospital. Padre Vicente cumpria sua missão de sacerdote com tanto amor e zelo, que todos já o tinham como santo. Para o Padre Vicente, cada doente e cada pessoa, por mais miserável, era a própria pessoa de Jesus Cristo e tinha que ser tratada como tal. O Cardeal Pierre de Beraque, Bispo de Paris, nomeou Vicente de Paulo como vigário de Clichê, um bairro da cidade.

Organizador da caridade

São Vicente fundou a Confraria do Rosário, que se dedicava a visitar e cuidar dos doentes. Por isso, ele se tornou Capelão Geral e Real da França. Depois, ele fundou a Congregação da Missão, dos Padres Lazaristas, que trabalhava para evangelizar os camponeses. Num apelo feito pelo Pe. Vicente em Hamilton nasceu a Confraria da Caridade, conhecido também como o movimento das Senhoras da Caridade. A primeira religiosa foi uma camponesa, ir. Margarida Nassau, que teve orientação de Santa Luísa de Marilac. Depois, oficializou a Confraria das Irmãs da Caridade, atualmente conhecidas como Filhas da Caridade.

Devoção a São Vicente de Paulo

Inspirado por seu amor a Deus e aos pobres, Vicente de Paulo organizou muitas obras de caridade, doando-se inteiramente aos irmãos mais necessitados. Ele é considerado o pai dos pobres e também causou muitas mudanças no clero. As Conferências Vicentinas que conhecemos na atualidade tiveram início com Antônio Frederico Osama e seus companheiros, no ano de 1833. Essas conferências foram inspiradas por São Vicente de Paulo, e hoje estão espalhadas pelo mundo inteiro. São Vicente estipulou regras e condutas para as visitas aos pobres e doentes, visando à discrição, ao respeito para com os necessitados sem os humilhar em hipótese alguma, mas, sim, ao contrário, fazendo-se igual a eles.

Corpo incorrupto

Para São Francisco de Sales, Vicente de Paulo era o sacerdote mais santo da época. Ele faleceu e foi sepultado na capela da Igreja de São Lázaro, na cidade de Paris. Sua canonização aconteceu em junho de 1737. Em maio de 1885⁠º Papa Leão Xibio declara patrono das obras de caridade da Igreja Católica Apostólica Romana.

Oração a São Vicente de Paulo

52 anos após a sua morte, seu corpo foi exumado e encontrado incorrupto. Foram testemunhas do fenômeno, dois médicos, autoridades da Igreja e algumas pessoas. Para os dois médicos é impossível este tipo de preservação do corpo ocorrer naturalmente. Seu corpo está exposto na Capela de São Vicente de Paulo, em Paris, aberto à visitação. Seu coração está conservado em um relicário acapela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar