São Teodoro Mártir

 São Teodoro Mártir

São Teodoro Mártir, também conhecido como Teodoro de Amaseia, foi um soldado romano do século III, martirizado por sua fé cristã. Destacou-se pela coragem ao desafiar as ordens imperiais de adorar ídolos, preferindo a morte à apostasia. Sua história, marcada pela resistência e fidelidade a Cristo, inspira os fiéis a permanecerem firmes em suas convicções, mesmo diante da adversidade. Ele é invocado como padroeiro dos soldados.

Origens

A Tradição católica afirma que São Teodoro nasceu na cidade de Elbaíta, na região chamada Ponto, ao norte da Ásia Menor. Hoje, o local se chama vila de Meios, na província de Comum, na Turquia. Teodoro foi soldado do exército romano e ficou bastante conhecido nas legiões romanas por sua bravura. Entre os cristãos, ficou conhecido por sua grande caridade para com os pobres e entre o povo, ficou conhecido por sua beleza.

Comandante

Devido a sua bravura, coragem, lealdade e forte liderança no ambiente do exército, Teodoro recebeu um título de comandante militar. A palavra exata que designa seu posto no exército era satélites, que significa general, um posto de alto comando. Isso aconteceu quando ele estava em Heracleia Pôntica, sob o comando do imperador Licínio, entre os anos 307 e 324 d.C.

Perseguição

No reinado do imperador Licínio, Teodoro já era cristão. Não se sabe se foi um convertido ou se nasceu numa família cristã. O fato é que o general romano era cristão. E, nesse tempo, iniciou-se uma terrível perseguição contra os cristãos. Estes eram vistos como subversivos e ameaça contra o império, pois se recusavam a adorar os deuses oficiais romanos e não reconheciam o imperador como um deus. E o general Teodoro resolveu enfrentar a fúria romana.

Enfrentando o inimigo

Conta-se que São Teodoro convidou pessoalmente o imperador para que este fosse à cidade de Heracleia. A visita de um imperador era ocasião de festas religiosas e sacrifícios aos deuses. São Teodoro, porém, querendo mostrar a Licínio que os deuses não passavam de estátuas sem vida, mandou que todas as estátuas de deuses pagãos de ouro ou prata fossem levadas para a sua casa. Lá, diante do imperador, ele destruiu uma por uma e distribuiu os cacos aos pobres, afirmando que assim, teriam mais utilidade para o povo.

Martírio

O imperador ficou furioso com a atitude de São Teodoro e mandou que ele fosse preso. Na prisão, sofreu torturas cruéis e, depois, foi crucificado. Passou uma noite na cruz. Na manhã seguinte, os soldados o encontraram vivo, fora da cruz e sem ferimentos. Alguns se converteram por isso. São Teodoro, porém, fez questão de ir até o imperador na esperança de que este, sabendo de tão grande milagre, desistisse da perseguição contra os cristãos. Mas o imperador, ao contrário, mandou que ele fosse decapitado. Sabe-se que sua morte aconteceu num dia 8 de fevereiro do ano 319 d.C. Por volta do meio-dia. Desde então, São Teodoro passou a ser invocado como Padroeiro dos militares.

Oração a São Teodoro

“Ó Deus, que nos escutais e defendeis com a gloriosa confissão do bem-aventurado mártir Teodoro, fazei que aproveitemos com o seu exemplo sejamos protegidos pela sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém. São Teodoro, rogai por nós.”

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar