São Roberto de Turlande, nascido na França, dedicou sua vida à reforma monástica. Fundou a abadia de La Chaise-Dieu, buscando restaurar a pureza da Regra Beneditina. Sua liderança inspirou muitos monges a abraçarem uma vida de oração, penitência e serviço aos pobres. Sua influência se estendeu por toda a Europa, contribuindo para o revigoramento da vida religiosa no século XI. Ele é lembrado por sua humildade, zelo pastoral e compromisso com os ideais monásticos.
Origens
Roberto de Turbante nasceu na Auvérnia, França, no ano de 1001. Era filho de uma família nobre e rica, dona de grandes propriedades de terra. Como era costume na época, quando era ainda adolescente, seus pais confiaram sua educação aos cônegos da cidade de Brigue. Com os cônegos, ele terminou seus estudos e foi ordenado padre. Posteriormente, tornou-se cônego.
Caridade e chamado
O Padre Roberto de Turbante viveu uma vida cristã exemplar. Com seus próprios recursos, construiu um hospital dedicado aos pobres e peregrinos. E não só construiu, como visitava e assistia aos doentes com os sacramentos e o conforto da fé cristã. Porém, ele sentia-se chamado à vida contemplativa, totalmente dedicada a Deus. Por isso, pensou em ingressar-se no mosteiro de Luni que, à época, fervilhava de monges. Muitos companheiros, porém, se opuseram a este pensamento e ele decidiu esperar mais, para conseguir um discernimento mais certeiro.
Peregrinação
Em busca de uma resposta sobre o plano de Deus em sua vida, o Padre Roberto de Turbante decidiu ir em peregrinação até Roma. Em Roma, o Senhor fez com que ele se dirigisse até ao Mosteiro Beneditino de Monte cassino, fundado por São Bento. Passando algum tempo lá e vivendo a vida dos monges, ele sentiu a confirmação de que sua vocação era realmente para a vida monástica.
Fundação
Padre Roberto de Turbante retornou a Brigue sem dúvidas no coração. Em Brigue ele conquistou de imediato o apoio de dois leigos, que o acompanharam na nova jornada. Assim, em 1043, eles se retiraram para um lugar isolado chamado bosque do Livrados. Ali, na simplicidade, na pobreza, no trabalho e na oração, Padre Roberto de Turbante fundou o mosteiro batizado com o nome de La Chaise-Deu, expressão em francês, que significa "a Cadeira de Deus". O mosteiro seguiria a regra de São Bento.
Aprovação
No ano de 1050, a fundação foi aprovada pelo Papa Leão IX. Além das características de pobreza, oração, obediência, trabalho e castidade, eles tinham como missão inserirem-se na igreja local como missionários. Logo, novos mosteiros começaram a surgir, procurando seguir os ensinamentos e o carisma do Padre Roberto de Turbante. Assim, nasceu a Ordem da Cadeira de Deus.
Morte
O Padre Roberto de Turbante morreu em 17 de abril de 1067, com fama de santidade. Era venerado como santo ainda em vida. Tanto que, apenas três anos após sua morte, ele foi canonizado pelo Papa Alexandre II. Isso aconteceu devido às inúmeras graças recebidas pelos fiéis, pela intercessão de São Roberto de Turbante. Ele tambi[em ficou muito conhecido como São Roberto da Cadeira de Deus.
Oração a São Roberto de Turbante
“Ó Deus, que destes a São Roberto de Turbante a graça de abandonar a riqueza e os poderes temporais em favor da verdadeira riqueza que sois Vós, dai também a nós a graça de enxergarmos que nossa maior riqueza soia Vós, Senhor. E que nada nesta vida nos desvie da nossa vocação para as coisas do alto. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém.”