São Ricardo

 São Ricardo

Ricardo de Chichester, nascido na Inglaterra, foi um bispo do século XIII conhecido por sua integridade e defesa dos direitos da Igreja contra o poder real. Distinguiu-se por sua humildade, caridade para com os pobres e firmeza na fé. Sua vida foi um exemplo de serviço e devoção a Deus, culminando em sua canonização. É lembrado por sua oração pela graça de conhecer Cristo mais claramente, amá-lo mais ternamente e segui-lo mais de perto.

São Ricardo, padroeiro dos pais de família.

O Rei da Inglaterra Egberto l, que governou por 11 anos o país, morreu no ano de 675, deixando vago o Cargo, pois seu filho Eric l ainda era uma criança. Então, Ricardo, que era seu tio, assumiu a coroa e governou até que seu sobrinho atingisse a idade certa. No ano de 685, Ricardo l passa o trono da Inglaterra para o sobrinho e legítimo herdeiro, Eric l. Pouco depois, Ricardo ficou viúvo. Por isso, ele e seus três filhos foram morar no mosteiro de Nathan, seguindo todas as regras de São Bento.

Um Santo que foi Rei

São Ricardo foi Rei da Inglaterra. Ele foi considerado por seus contemporâneos como um dos melhores conselheiros, pois tinha grande sabedoria. Sempre resolvia as contendas com diálogo e paz. Não ficou muito tempo como Rei, porque queria oferecer seu tempo e seu dinheiro para Deus. Teve 3 filhos que o seguiram e também se tornaram santos: São Vinebaldo, São Vilibaldo e Santa Alberga.

Sábio conselheiro

Após alguns anos morando no mosteiro, Ricardo e os filhos se tornaram sacerdotes. Querendo aprofundarem-se na vida espiritual, planejaram fazer uma viagem. Iriam primeiro para Roma e, após visitarem as relíquias de São Pedro e São Paulo, iriam para Jerusalém cumprir o resto de sua peregrinação santa.

Viagem dos monges

Assim, saíram da Inglaterra entrando pela França e, após um longo tempo de viagem a pé, São Ricardo ficou gravemente doente. Por isso, pararam na cidade de Luca, na Toscana, para que fosse atendido e medicado. A família planejava seguir viagem, mas devido à gravidade da enfermidade, São Ricardo não suportou e morreu. Era o ano de 722.

Morte de São Ricardo

O povo começou a chamá-lo de Rei Santo, pois quando foi enterrado na Igreja de São Freudiano, muitos milagres começaram a acontecer favorecendo as pessoas que rezavam em seu tumulo. Por isso, começaram a vir romarias de todos os lugares da Europa para rezarem no túmulo de São Ricardo.

Milagres de são Ricardo

Os filhos de São Ricardo passaram, então, a divulgar os milagres que aconteciam por intercessão do pai. Vilibaldo tornou-se Bispo de Eixista, Nivaldo tornou-se Abade de Desdenhei. A filha de São Ricardo, Alberga, tornou-se Abadessa na Inglaterra. Devido ao exemplo do pai, os filhos se tornaram Santos. Por isso, São Ricardo é o Padroeiro dos pais de família.

Missão dos filhos de São Ricardo

"São Ricardo, vós que soubestes com tanto a amor é responsabilidade encaminhar vossos filhos pela senda da virtude da santidade com vossas palavras, ensinamentos, exemplos de vida, intercedei junto a Deus para que as crianças e jovens de hoje possam obter, por vossa graça, pais com esse mesmo amor pelas almas de seus filhos, pois a única e maior herança que podemos dar a eles é o caminho que os conduza aos Céus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! São Ricardo, rogai por nós."

Oração a São Ricardo

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar