São Leonardo Murilo

 São Leonardo Murilo

São Leonardo Murialdo, sacerdote italiano do século XIX, dedicou sua vida à educação e ao amparo da juventude marginalizada. Fundador da Congregação de São José, os Josefinos de Murialdo, inspirou-se em São José para ser pai e educador. Sua obra social e educativa visava integrar os jovens na sociedade, oferecendo-lhes formação profissional e valores cristãos. Canonizado em 1970, Murialdo é um exemplo de caridade e dedicação aos mais necessitados.

Origens

Leonardo Murilo nasceu no dia 26 de outubro de 1828, na cidade de Turim, na Itália. Era filho de uma família rica, numerosa e tradicional. Com apenas cinco anos ficou órfão de pai. Devido à situação de sua família, ele recebeu excelente formação religiosa e acadêmica. Sua mãe o educou e formou na fé. Mais tarde, ela o enviou para realizar seus estudos no famoso colégio dos Padres Escolápio.

Crise de identidade

A adolescência de Leonardo Murilo foi marcada por uma crise de identidade. Ele ficou indeciso entre duas opções de vida: ser engenheiro ou tornar-se um oficial do rei. Seu coração solidário, porém, falou mais alto e ele não escolheu nenhuma dessas opções. Cortava o seu coração ver uma multidão de jovens empobrecidos, sem oportunidades, sem nenhuma perspectiva de vida. Por isso, ele escolheu o caminho da caridade. Ingressou no seminário com o sonho de ajudar a dar rumo na vida de muitos jovens.

Começando a realizar seu solo

Depois de muito estudo, Leonardo Murilo conseguiu o doutorado em teologia no ano 1850. No ano seguinte, 1851, recebeu a ordenação sacerdotal. Já no início de seu ministério, ele se dedicou bastante ao catecismo das crianças, sabendo da importância crucial dessa formação. Além disso, criou inúmeros orfanatos para abrigar jovens órfãos e pobres da periferia.

Convite

A mentalidade avançada e aberta do Padre Leonardo Murilo, juntamente com seu trabalho dirigido à juventude o levaram a ser convidado para assumir a reitoria do Colégio de Jovens Artesãos da cidade. E ele aceitou a missão com todo amor. Ao dirigir o colégio, Padre Leonardo conseguiu instaurar um clima de harmonia, moralidade, disciplina familiar e formação religiosa. Sua missão ali foi apoiada por colaboradores competentes, tanto leigos quanto religiosos.

Frutos

A política de trabalho do Padre Leonardo, assegurou o acesso a uma excelente formação cristã, bem como cultural e também profissional a inúmeros jovens. Ali, todos eram acompanhados de perto pelo Padre Leonardo. Costumavam ingressar com oito anos e permaneciam recebendo formação até atingirem vinte e quatro anos. A partir de então, a grande maioria conseguia trabalho qualificado.

Fundação

A pedagogia de São Leonardo Murilo, baseada no amor, na fé e na qualidade da formação dada, levou o pequeno colégio a se tornar famoso e a crescer bastante em tamanho. Por isso, ele começou a receber pedidos vindos de várias partes da Itália. Todos solicitavam a criação de colégios como os de Turim, para apoio à juventude. Foi, então, que São Leonardo fundou a Pia Sociedade Turinense de São José. Mais tarde, a obra ficou conhecida como Congregação de São José e se espalhou para várias partes do mundo, como Europa, Américas e África.

Morte

A dedicação total a essa nobre missão exigiam de São Leonardo Murilo horas e horas de trabalho extenuante. Isso lhe causou graves problemas de saúde. Por isso, no dia 30 de março de 1900, após enfrentar inúmeras crises de pneumonia, São Leonardo faleceu. Sua canonização foi celebrada em 1970 pelo papa Paulo VI. A festa litúrgica de São Leonardo Murilo foi instituída para 18 de maio.

Oração a São Leonardo Murilo

“Ó Deus, que destes a São Leonardo Murilo a grade de proporcionar a milhares de jovens um futuro feliz e cheio de dignidade, ajuda-nos a também dirigir nossa vida para o bem do próximo onde quer que estejamos, para a vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Leonardo Murilo, rogai por nós.”

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar