São José Cafasso, sacerdote italiano do século XIX, destacou-se por sua profunda dedicação aos marginalizados, especialmente prisioneiros e condenados à morte em Turim. Mestre espiritual de São João Bosco, formou inúmeros sacerdotes e leigos, inspirando-os ao serviço dos mais necessitados. Sua vida de oração intensa, caridade incansável e firmeza doutrinária o consagraram como um modelo de santidade social e pastoral.
Origens
José Casaco nasceu na mesma cidade de Dom Bosco, chamada Casteando-o d'Anti, Itália, no ano 1811. Era quatro anos mais velho que seu conterrâneo Dom Bosco, o grande evangelizador dos Jovens. Ambos trabalharam, na mesma época, em favor do povo e dos menos favorecidos, material e espiritualmente. Cofasso ajudou muito a Dom Bosco.
Conselheiro sábio
José Casaco estudou teologia na cidade de Turim. Foi ordenado padre com apenas vinte e dois anos. Logo, destacou-se devido a sua serenidade e sabedoria. Por causa disso, era muito procurado por seus colegas sacerdotes, que buscavam nele aconselhamento, oração e discernimento.
Mestre
Após ordenado, padre José Casaco também foi professor. Nessa missão, teve João Bosco, o futuro São João Bosco (Dom Bosco) como um de seus alunos. Conhecendo os ideais de Dom Bosco, passou a apoiá-lo em todas as suas ações em favor dos adolescentes e jovens. Até mesmo quando Dom Bosco encheu a escola de meninos pobres da região, aqueles que eram marginalizados do processo de educação.
Amigo dos presidiários
Dom Bosco tornou-se um padre eloquente e carismático em sua lida com os jovens e adolescentes. Já o padre José Casaco era dado à contemplação. Dedicava muito tempo a ouvir o povo em confissão e a aconselhar com grande sabedoria. Esse amor pela confissão o levou às prisões. Tomou como um dos grandes objetivos de sua vida atender os presos e criminosos que se abriam à confissão. Fora da confissão procurava também orientá-los, instruí-los e confortá-los nesse tempo difícil da vida. Muitos foram os presidiários que se converteram ou se recuperaram devido a suas orientações e orações.
Suporte para Dom Bosco
Quando o grande Dom Bosco levou inúmeros crianças e adolescentes para sua própria casa, padre José Casaco prestou grande ajuda financeira, sem a qual tal ação não seria possível. E São José Casaco ele fez ainda mais: pouco tempo antes de falecer, doou todos os bens que tinha a São João Bosco, para que este continuasse com sua magnífica obra com os adolescentes e jovens.
Amor e misericórdia
São José Casaco faleceu ainda jovem, tendo apenas quarenta e nove anos. Era o dia 23 de junho de 1860. O belo título de "Padroeiro dos Encarcerados e dos Condenados à Pena Capital" mostra claramente como ele viveu sua missão apostólica. As visitas que ele fazia às prisões eram grandes consolo para os presos. Ele se fez presente em quase todos os enforcamentos que aconteceram em Turim. Por sua presença constante entre os condenados à morte, recebeu o apelido de Padre da Força; Além disso, socorreu inúmeras famílias necessitadas, evitando que os filhos se desviassem do caminho de Deus. Sua canonização aconteceu em 1947.
Oração a São José Casaco
“São José Casaco que foste tão generoso para com nosso amado são João Bosco, assistindo-o em suas necessidades e que como sacerdote acompanhastes à força a inúmeros condenados à morte, mostrando sempre atenção aos encarcerados, vós que tínheis o dom do conselho, e morrestes tão santamente em oração e na paz, pedimos que intercedais junto a Deus para que nos dê o dom do sábio conselho e nunca deixemos de orar por todos os que estão à beira da morte, principalmente pelos mais abandonados. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.”