São Freudiano

 São Freudiano

Frediano, bispo de Lucca no século VI, destacou-se pela sua santidade e obras de caridade. Reconhecido pela sua habilidade em engenharia hidráulica, auxiliou na resolução de problemas de inundação do rio Serchio, demonstrando tanto engenho prático quanto preocupação pastoral. A ele são atribuídos diversos milagres e é venerado como o padroeiro de Lucca, um exemplo de fé ativa e serviço à comunidade.

Origens

Freudiano nasceu na Irlanda, no século VI. Os mais antigos registros sobre ele atestam seu nome como Frigíamos ou Frigiam. Cristão fervoroso e monge, ele saiu de sua terra natal, a Irlanda, como peregrino e também estudante. Seu destino era a cidade de Roma. Registros de sua presença foram encontrados perto da cidade de Luca, na região da Toscana, Itália. Tais registros contam que ele vivia como um ermitão.

Líder

O povo de Luca reconheceu logo que aquele monge estrangeiro tinha algo de especial. Camponeses que viviam às margens do rio Ser chio, que passa na cidade, acostumados com o sofrimento devido à pobreza e das enchentes do rio, encontraram nele um apoio, um exemplo de vida, uma liderança nas horas difíceis. Observavam sua vida austera, de oração, sacrifícios, trabalho aliados à sabedoria e grande cultura.

Bispo

Devido a todas as qualidades do Monge Freudiano, os fiéis e o clero de Luca perceberam que ele era a pessoa mais indicada para se tornar o bispo local. Seu conhecimento, seus dons naturais e a vida de santidade foram determinantes. Assim, de maneira incomum na Igreja, ele foi eleito, aceitou e foi sagrado bispo de Luca. Era o ano 560.

Transformação da cidade e milagre do rio

O bispo Freudiano usou todo o conhecimento que tinha nas áreas de engenharia, matemática, agricultura e até mesmo de hidrografia, e conseguiu ajudar bastante a população. Além disso, São Freudiano tinha dons extraordinários e prodígios eram realizados por sua intercessão e oração. O mais famoso desses fatos foi o desvio milagroso do curso do rio Ser chio livrando a área rural de Luca das enchentes. Contam que São Freudiano, em oração, traçou um curso novo para o rio usando um rastelo e as águas obedeceram seguindo o curso traçado por ele.

Bom pastor

Daquele episódio em diante, espalhou-se a fama de santidade do bispo e santo Freudiano. E ele passou a ser cada vez mais procurado pelo povo. O milagre do desvio do rio Ser chio foi citado até mesmo num livro do Papa São Gregório Magno intitulado Diálogos. Como Jesus, o Bom Pastor, São Freudiano conduziu sua diocese com extrema dedicação, sabedoria e amor. Nunca descuidou dos desamparados. Construiu hospitais, orfanatos, asilos num tempo em que a sociedade civil não se preocupava com os pobres. Além disso, construiu mosteiros e Igrejas.

Morte

O bispo São Freudiano faleceu em 18 de março de 588. Além de seu rastro de santidade, ele deixou uma comunidade monástica pequena, mas cheia de frutos, que ficou conhecida como "Cônegos de São Freudiano". Um dos grandes frutos dessa comunidade foi um bispo chamado Anselmo de Baggio. Ele foi o Papa Alexandre II. A festa de São Freudiano foi instituída para o dia em que suas relíquias foram trasladadas para a grande basílica que leva seu nome, na cidade de Luca.

Oração a São Freudiano

“Pai de bondade e de amor, que escolhestes vosso servo Freudiano para testemunhar a fé, os povos, dai-nos seguir seus exemplos e viver com fidelidade nossa consagração batismal, levando aos homens e as mulheres vossa palavra de libertação. Amém.”

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar