São Félix

 São Félix

São Filipe, Apóstolo, é venerado como um dos primeiros a seguir Cristo. Natural de Betsaida, demonstrou prontidão ao reconhecer Jesus como o Messias, conduzindo Natanael ao encontro com o Salvador. Testemunhou milagres e compartilhou da Última Ceia. Após a Ascensão, pregou o Evangelho na Frígia, onde, segundo a tradição, enfrentou o martírio por sua fé inabalável. Sua vida é um exemplo de discipulado e evangelização.

Origens

Nas listas que os Evangelistas escreveram sobre os doze, Felipe aparece sempre em quinto lugar (confira: Mateus 10, 3; Marcos 3, 18; Lucas 6, 14; atos 1, 13). Isso quer dizer que Felipe era um dos primeiros discípulos e apóstolos.

Discípulo de Jesus

Mesmo sendo de origem judaica, Felipe é nome grego, tal qual o de André. Isso mostra uma pequena abertura cultural que, no mundo judaico de então, não se pode desvalorizar. Felipe era da mesma cidade de Pedro e André, isto é, Betsaida (João 1, 44), uma cidadezinha pertencente à tetrarquia de um dos filhos do rei Herodes o Grande, também chamado Felipe (Lucas 3, 1).

Na multiplicação dos pães

Após ter sido chamado por Jesus, Felipe se encontra com seu já amigo e futuro discípulo Natanael e lhe diz: “Encontramos aquele do qual escreveu Moisés na Lei, e também os profetas: Jesus, o filho de José, o de Nazaré.”(João 1, 45). Natanael responde ceticamente: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Felipe, porém, retruca decidido: “Vem e vê” (João, 1, 46). Com isso, Felipe demonstra ser testemunha de Jesus e instiga o amigo a “fazer uma experiência pessoal com o Senhor.

Ponte entre Jesus e o mundo

Na passagem da multiplicação dos pães, Jesus pergunta onde seria possível comprar pão para dar de comer a tanta gente (João 6, 5). Felipe responde realista: “Duzentos denários de pão não bastam para que cada um tome um pouco”(João 6, 7). É interessante que Jesus se dirija a Felipe nessa ocasião. Isso mostra que Felipe era membro do grupo dos mais íntimos de Jesus.

São Felipe na última ceia

Em outra ocasião, antes da paixão de Cristo, alguns gregos procuram justamente Felipe e lhe pedem: “Senhor, queremos ver Jesus. Felipe foi dizer isso a André; André e Felipe foram dizer a Jesus.”(João 12, 20-22). Este é outro indício do prestígio de Felipe dentro do grupo dos apóstolos. Nesta passagem, ele se faz intermediário entre os gregos Jesus juntamente com André.

Apóstolo

Na Última Ceia, após Jesus afirmar que quem o conhece, conhece também o Pai (João 14, 7), Felipe lhe pede: “Senhor, mostra-nos ao Pai e isso nos basta.” (João 14, 8). Jesus lhe responde com uma benévola repreensão: “Tanto tempo faz que estou convosco e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como tu dizes: “Mostra-nos o Pai”? Não crês que eu estou no Pai e o Pai está em mim? [...] Crê em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim”(João 14, 9-11). A ingenuidade de Felipe proporciona a Jesus fazer uma das mais sublimes revelações sobre sua identidade divina.

Martírio

Após a morte e ressurreição de Jesus, e após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes, São Felipe entregou sua vida à pregação do Evangelho, exercendo com fidelidade sua missão de Apóstolo, recebida do próprio Jesus. Assim, sabe-se que, primeiramente, São Felipe evangelizou a Grécia. Depois, foi para a Frígia, mais precisamente para a cidade de Hierápolis. Conta-se que em todas as missões, São Felipe foi acompanhado de sua família: esposa e duas filhas.

Oração a São Felipe

Em Hierápolis, São Felipe e provavelmente uma de suas filhas, foram martirizados porque desmascararam um culto maléfico que o povo local prestava a um ídolo em forma de serpente. Alguns documentos atestam que ele morreu crucificado de cabeça para baixo; outros afirmam que ele foi apedrejado. Sua morte aconteceu no dia 3 de maio, dia em que é festejado.

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar