Henrique II, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, destacou-se pela profunda fé e liderança dedicada. Sua vida foi marcada pela promoção da Igreja, fundando dioceses e mosteiros, e pela busca da justiça e paz em seu reino. Canonizado por sua piedade exemplar, Henrique é um modelo de governante cristão, cuja santidade reside na união da vida ativa com a contemplativa, guiado pela busca da vontade divina em todos os seus atos.
13 de julho - Santo Henrique
Henrique era filho do duque da Baviera. Nasceu no ano de 973 em um castelo às margens do rio Danúbio. Viveu sua infância em um lar cristão e tinha uma família santificada, já que seus irmãos renunciaram ao conforto do castelo para se dedicar somente à fé.
Etimologia
Quando tinha 23 anos, Henrique teve um sonho em que seu mestre, São Wolfram, que havia falecido dias antes, apareceu para ele, e escreveu na parede do quarto de Henrique a mensagem: "Entre seis".
A origem do nome Henrique vem do germânico, significa líder, chefe do lar, pai da família e, ainda, o mais respeitado.
Primeiro, Henrique pensou que a mensagem era um alerta que ele morreria em seis dias, o que fez com que ele se penitenciasse para se purificar e, assim, se entregar a Deus. Porém, passaram-se seis dias e não aconteceu nada.
Onomástico
Logo após isso, ele pensou que tinha interpretado erradamente a mensagem, e voltou ao martírio por seis meses, pensando que seria seu tempo restante. Passados os seis meses, novamente não aconteceu nada.
Colocar o nome de Henrique é evocar para a pessoa as virtudes da determinação, sensibilidade, vida interior profunda, bondade, liderança e sabedoria.
Então, o santo pensou que, na verdade, ele teria seis anos restantes, e continuou com seu flagelo. Passaram-se seis anos. Henrique era, agora, rei da Alemanha e estava espiritualmente preparado para não se deixar levar pelas pressões do materialismo. Enquanto rei, foi o responsável pela reforma da monarquia, dos mosteiros e do clero. Assim, seu governo foi exemplo de honestidade moral.
Origens
Henrique foi sepultado em Bambera em 1024 e canonizado em 1146, pelo papa Eugênio III. Deixou um legado de prudência, governo justo, honestidade e santidade. A devoção a Santo Henrique também valoriza a honestidade, pureza e demais virtudes, a fim de estar sempre pronto para estar com Deus.
Uma mensagem misteriosa
¨ Ó Deus, Senhor Nosso, pela intercessão de Santo Henrique, peço-Vos que ilumineis a minha mente, purifiqueis meu coração e inflameis meu amor por Vós. Eu Vos louvo e Vos bendigo todos os dias de minha vida, ó Senhor. Amém.¨
Primeira fase do flagelo
segunda fase do flagelo
Terceira fase do flagelo
Sepultamento e canonização
Oração do Santo Henrique