Santa Melissa, cujo nome evoca a doçura do mel, é reconhecida por sua vida de oração e dedicação aos necessitados. Sua história, embora envolta em lendas, aponta para uma existência marcada pela caridade e fé inabalável. Considerada um exemplo de virtude e compaixão, Melissa inspirou muitos a seguirem o caminho da bondade e do serviço ao próximo, sendo lembrada como intercessora e modelo de santidade.
Origens
Quase nada se sabe sobre as origens de Santa Melissa, conhecida também como Santa Melitina. Sabe-se que ela viveu na cidade de Marianópolis, na trácia, no Século II. A antiga trácia fica no sudeste da Europa e também era a conhecida região da Macedônia. Tal região, atualmente, está dividida entre a Turquia, a Grécia e a Bulgária. Ali, na cidade de Marianópolis, viveu Santa Melissa.
Perseguição
Era tempo de perseguições contra os cristãos, especialmente no império romano, que era, então, governado pelo imperador Antonino. A Trácia fazia parte do império romano. Por isso, pelo fato de ser cristã, Melissa foi presa pelo governador da trácia no Século II, chamado Antíoco.
A fé cristã e os ídolos
Uma vez presa, Santa Melissa foi levada a um templo pagão de Marianópolis, por ordem do governador Antíoco, para ali, ser obrigada a renegar sua fé em Jesus Cristo e a prestar culto aos deuses pagãos cultuados pelo império romano. Quando Santa Melissa adentrou no templo arrastada pelos soldados, várias imagens dos ídolos perderam e se quebraram. Por isso, levaram-na de volta à prisão.
Fé pura
Por ordem do governador, Santa Melissa foi levada novamente a outro templo para ser forçada a renegar sua fé e adorar os ídolos. Dessa vez, foi a própria Santa Melissa quem derrubou as estátuas dos ídolos dizendo que aquelas imagens nada mais era do que pedra e obra de mãos humanas, que não tinham poder algum.
Torturas e morte
Santa Melissa ainda fez um discurso mostrando que só existe um Deus, Criador de todas as coisas e que este deus enviou seu Filho, Jesus Cristo ao mundo, para salvar a humanidade. Tal atitude de Santa Melissa causou a fúria do governador. Antíoco ordenou, então, que ela fosse açoitada, espancada e enforcada. Depois disso, ainda foi decapitada. Era um dia 15 de setembro.
Veneração
Pelo fato de os ídolos pagãos terem caído ao chão e serem quebrados em vários pedaços pela simples presença de Santa Melissa, ela passou a ser invocada para não deixar quebrar objetos delicados e frágeis quando são carregados ou manipulados.
Oração a Santa Melissa
“Ó Deus, que Destes a Santa Melissa a graça de perseverar na fé e defendê-la com a própria vida, dai também a nós a graça da mesma perseverança diante de todas as dificuldades desta vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. Santa Melissa, rogai por nós.”