Santa Eliana, cujo nome significa "luz", é venerada por sua fé inabalável e dedicação a Deus. Sua história, envolta em lendas, narra uma vida de virtudes e atos de caridade. Eliana é vista como um exemplo de força espiritual e perseverança na fé cristã. Sua memória inspira os fiéis a buscarem a luz divina em suas vidas.
Fontes históricas
A Biblioteca Santórum, o livro dos Santos do vaticano, em sua página 680, relata a memória e a vida de Santa Eliana. Ela foi companheira de orações, de fé e de martírio de outras três Santas: Santa Filantina, Santa Taxirana e Santa Marciana de Amassa. Os fatos da vida e da morte de Santa Eliana aconteceram numa região chamada Ponto, situada onde hoje é a Turquia.
Perseguida pelos romanos
Santa Eliana viveu nos primórdios da igreja, quando os romanos perseguiam sem piedade a todos os que se diziam cristãos. Com as Santas Taxirana, Filantina e Marciana, Santa Eliana foi primeiramente presa. Os romanos exigiam que as jovens renunciassem à fé em Jesus Cristo e adorassem aos deuses romanos.
Martirizada
Como Santa Eliana e suas amigas permaneceram firmes na fé cristã mesmo sofrendo as mais terríveis torturas e não se curvaram diante dos deuses pagãos, elas foram decapitadas pelos carrascos, a mando das autoridades romanas.
Relíquias
As relíquias de santa Eliana e suas amigas foram levadas para Turim, na Itália. Lá, colocaram sobre o altar-mor da capela que passou a se chamar Capela da Santa Relíquia, uma relíquia da santa. Na mesma capela, construíram uma urna e uma estátua de cera em tamanho natural com a imagem de Santa Eliana.
Comemoração
São Jose Bento Cotulemo fundou várias casas chamadas casas da “Divina Providência”. Ele criou vários grupos aos quais deu o nome de “Famílias”. Cada “família” era socorrida e ajudada pelas Casas da Divina Providência. Em uma dessas “famílias”, São Cotulemo colocou o nome de Santa Eliana, em homenagem à Santa, pois era seu devoto. Ele dizia que abria as casas para ajudar as pessoas mais necessitadas e que Santa Eliana cuidava de prover as necessidades de todos.
A celebração da festa de santa Eliana é acontece todo o dia 18 de agosto.
Devido à devoção de São Cotulemo, Santa Eliana passou a ser conhecida como a “Santa da Providência”, aquela que intercede junto a Deus pelas necessidades básicas desta vida, como comida, saúde, moradia. Santa Eliana é a Santa da força da fé, da perseverança, da coragem de testemunhar Jesus Cristo e também a Santa da amizade, pelo fato de ter dado sua vida por Jesus cristo, com mais três amigas santas e mártires.
Devoção
Providência