A devoção a Nossa Senhora Medianeira destaca o papel singular de Maria no plano da salvação. Ela é invocada como o canal de todas as graças, a ponte entre Deus e a humanidade. Sua intercessão poderosa é vista como essencial para alcançar a misericórdia divina. A imagem de Maria Medianeira simboliza sua maternidade espiritual e sua constante mediação em favor dos fiéis. A fé nesta devoção inspira confiança e esperança na bondade maternal de Maria.
A instituição da festa a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças
Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças a invocação da mediação de Maria Santíssima sobre os cristãos. Os cristãos sempre compreenderam, desde o início da Igreja, que Maria era medianeira, isto é, intercessora entre Deus e a humanidade.
Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, a origem da invocação
No ano de 1921 papa Bento XV, instituiu a festa de Nossa Senhora, Medianeira de Todas as Graças. É a confiança da Igreja na mediação de Maria Santíssima junto a seu Filho Jesus Cristo Redentor, para todas as pessoas que a ela recorrem. Por isso essa devoção se difundiu rapidamente por todo o mundo.
História de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças
É da maternidade espiritual de Maria Santíssima que vem a sua mediação universal, como sempre querer Jesus, pois Maria esteve com Ele em todos os lugares. Desde o nascimento, passando por Caná da Galileia, por todas as andanças de Jesus, até chegar em Jerusalém para o seu Calvário, no seu sepultamento, e principalmente em sua Ascensão, no cenáculo com os apóstolos, aconselhando e estando firme desde o início da Igreja.
Devoção a Nossa Senhora de Todas as Graças
A Veneração a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Mãe de Jesus, vem dos tempos do início do Cristianismo, pelo fato de Maria ter feito sempre a Vontade do Pai e de sempre ter acompanhado seu Filho Jesus. De estar sempre com os apóstolos, como disse o próprio Jesus a João Eis aí tua Mãe. Portando essa devoção teve início no próprio evangelho. Maria, no princípio, colaborou com o plano de Deus para a humanidade, na Encarnação de Jesus e no final, em sua Redenção. Presente na hora da morte de Jesus, ela foi o sustento que os Apóstolos necessitavam. Se tornando a Medianeira, a Mãe de todas as horas, desde o início da Igreja no Cenáculo, quando todos receberam o Espírito Santo.
Milagre de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças
Papa Leão Dividisse: Era designo de Deus, que após ter Maria, servido de intermediária no mistério da Redenção, continuasse igualmente a ser intermediária das graças que esse mistério faria correr em todos os tempos. A sua festa é celebrada no dia 31 de maio.
Oração a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças
A devoção a Nossa Senhora Medianeira, iniciou no rio Grande do Sul. Em 1928, foi levada para o Seminário São José, na cidade desata Maria, por uma imagem recebida por Frei Inácio Valle, vinda da Bélgica. Dois anos depois, na iminência de uma luta armada entre os policiais e o exército na cidade de Santa Maria, um grupo de romeiros foi até o seminário São José para rezar e pedir a mediação de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, para intervir no conflito e impedir a guerra. O pedido foi atendido, a demanda foi resolvida sem confronto. A partir desse acontecimento, o povo passou a fazer uma romaria todos os anos ao Seminário de São José para agradecer o feito, e sempre pedir novas graças.
Agradeço-vos, meu Deus, o novo dia que para mim desponta.
Pelas mãos de Maria, Medianeira de todas as Graças, minha Mãe do Céu, aceitai as minhas alegrias e dores, minhas esperanças e desenganos, minhas folgas e meu trabalho, em remissão de meus pecados, para a felicidade do meu próximo e pelas almas do purgatório.
Fazei Senhor, que aumente em minha alma, o amor de Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a mim mesmo.
Faço a intenção de lucrar todas as Indulgências aplicadas a meus atos de piedade nesse dia, a fim de que a sinceridade e a bondade de meu coração, caracterizem todos os meus pensamentos, todas as minhas palavras e todas as minhas obras. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém. Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, Rogai por nós que recorremos a vós.