Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, invoca a proteção maternal de Maria. Sua devoção, enraizada na fé popular, floresceu a partir de um humilde pescador curado milagrosamente. O Santuário do Rocio, em Paranaguá, acolhe peregrinos em busca de graças e conforto. A imagem da santa, encontrada no século XVII, simboliza esperança e intercessão para os fiéis.
Significado do título
A palavra “Rocio” vem do Latim “Roscavam”, que significa “orvalho”. E o uso do termo orvalho aplicado a esse título de Nossa Senhora simboliza as bênçãos e as graças recebidas das mãos de Nossa Senhora. Graças estas que brotam constantemente no meio do povo como o orvalho.
O milagroso encontro da imagem de Nossa Senhora do rócio
Nossa Senhora do rócio costuma ser chamada também de Nossa Senhora do Amanhecer ou Nossa Senhora do Orvalho Matutino. A imagem de Nossa Senhora do rócio foi milagrosamente encontrada no século XVII por pescadores, na baía de Paranaguá, ao amanhecer, na hora do orvalho.
O início da devoção a Nossa Senhora do rócio
A devoção a Nossa Senhora do rócio começou em meados do século XVII, pouco depois da elevação do pelourinho em Paranaguá, no ano de 1648. Em 1686, quando uma peste assolou os habitantes de Paranaguá, eles recorreram à Maria Mãe de Jesus, para que ela acabasse com aquele mal e foram atendidos. Desde então, Nossa Senhora do rócio continua sendo o socorro das aflições de seus devotos no Paraná.
Primeira igreja
A primeira igreja em louvor a Nossa Senhora do rócio foi construída no ano de 1813. Em 1920 ficou pronto o Santuário de Nossa Senhora do rócio, na cidade de Paranaguá, no Paraná.
A Padroeira do Paraná
Devido aos inúmeros milagres e graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora do rócio, a devoção a Ela ficou conhecida em todo o território paranaense e multidões saíam de inúmeros lugares em romarias rumo ao Santuário de Nossa Senhora do rócio. Assim, no ano de 1977 o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora do rócio como a Padroeira do Paraná. A devoção a Nossa Senhora do rócio continua crescendo até os dias atuais e, por isso, seu Santuário, em Paranaguá, recebe cada vez mais devotos e turistas.
A protetora dos navegantes
Existem diversos registros de milagres de Nossa Senhora do rócio em favor dos marinheiros, protegendo-os de devastadoras tempestades e outras tragédias marítimas. Por isso, muitos marinheiros se tornaram devotos de Nossa Senhora do rócio. Em louvor e homenagem a ela, eles faziam procissões e romarias emocionantes em direção ao Santuário da Virgem do rócio pelas ruas de Paranaguá.
O título de Padroeira do Paraná
Devido aos inúmeros milagres e graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora do rócio, Ela foi declarada como Padroeira do Paraná pelos Bispos do Estado. Após anos de esforço dos fiéis e de padres, em 1977 a Santa Sé reforçou e declarou definitivamente Nossa Senhora do rócio como Padroeira do Paraná e a Igreja do rócio em Paranaguá como Santuário Estadual de Nossa Senhora do rócio.
Oração a Nossa Senhora do rócio
“Mãe do rócio, agradecemos a vossa intercessão maternal. Em Jesus, rendemos graças a Deus por todas as bênçãos recebidas. Mãe do rócio, olhai para todas as nossas necessidades. Por vossa intercessão, os céus se abram, e sobre nós orvalhos de bênçãos sejam derramados. Pedimos por nossas famílias, doentes e excluídos. Mãe que a Igreja seja cada vez mais fortalecida e sinal de serviço. Que o reino da paz, justiça e do amor prevaleçam. Que a misericórdia seja abundante. Mãe do rócio, que seguindo o Vosso exemplo, sejamos sacrário de Jesus Cristo. Amém.