A devoção ao Menino Jesus de Praga centra-se numa imagem do Cristo infante, ricamente vestida como rei. Acredita-se que a imagem, originária da Espanha, chegou a Praga no século XVI. A fé popular atribui milagres à intercessão do Menino Jesus, especialmente em tempos de necessidade e provação. A devoção enfatiza a realeza de Cristo e a importância da infância espiritual, convidando os fiéis a se aproximarem de Deus com humildade e confiança.
História de Menino Jesus de Praga
Menino Jesus de Praga uma devoção que existe na cidade de Praga, na antiga Tchecoslováquia. Hoje Praga é a capital da chamada República Checa. A imagem fica na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa.
Origens da imagem do Menino Jesus de Praga
Vivem de Rolemberg, Imperador da Tchecoslováquia, fundou um Convento Carmelita após conseguir grande vitória numa batalha importante. Foi um ato de agradecimento. Tempos mais tarde, o convento começou a passar por grande crise. Os padres carmelitas, então, pediram ajuda a Deus. Logo, receberam a visita da Princesa Polirreme Locais, que estava em seus últimos dias de vida. Ela levou aos padres uma grande oferta em dinheiro que os tirou da crise. A princesa prometeu dar aos padres uma bela imagem do menino Jesus, vestido de Rei, com o globo terrestre na mão esquerda e a mão direita levantada para abençoar. A princesa então disse aos padres: Meus padres, vos dou o que de mais caro possuo, honrai essa imagem do menino Deus e nada lhes faltará. A imagem do Menino Jesus, de fato, foi entregue aos carmelitas logo após o falecimento da princesa. E como a Princesa havia falado, o convento não passou mais necessidades.
Invasão da cidade de Praga
A ligação da devoção ao Menino Jesus e os carmelitas já vinha de longa data. Santa Tereza D’Ávila, diz al. tradição, teria sido a primeira pessoa a vestir o Menino Jesus com roupas de rei. Foi EA quem introduziu a devoção ao menino Jesus nos conventos carmelitas. Conta-se que a mãe da Princesa Polirreme, que era espanhola, tinha ganhado a imagem da própria Santa Tereza D’Ávila. Quando Polirreme se casou com um nobre tcheco, ela ganhou a imagem de sua mãe e a levou para a Tchecoslováquia. Antes de sua morte, a princesa fez questão de dar a imagem aos carmelitas, como uma homenagem a Santa Tereza.
Redescoberta da imagem
No ano de 1630, a violência assolou a cidade de Praga. Os protestantes aliados ao rei da Suécia invadiram e saquearam a cidade. Todos fugiram, inclusive os carmelitas. A imagem do Menino Jesus foi jogada atrás do altar. Ali ela permaneceu por mais de sete anos. Todos pensavam que ela tinha sido destruída pelos invasores.
Restauração da Imagem do Menino Jesus de Praga
Depois de mais de sete anos da invasão protestante, quando a poeira já havia baixado, um carmelita, Padre Cirilo, voltou para o convento em Praga e encontrou a imagem perdida. Ela estava com as duas mãos quebradas. Feliz, o Padre a recolocou na igreja debouça Senhora das vitórias.
Os milagres do Menino Jesus de Praga
Certo dia, quando o padre Cirilo estava em profunda oração, ouviu uma voz que lhe dizia: Tem piedade de mim e eu terei de ti. Restitui-me as minhas mãos e eu vos darei a paz. Quanto mais me honrardes, mais eu vos favorecerei. Em outro dia de profunda oração e súplicas o padre ouviu o Menino Jesus lhe dizer: Põe-me à entrada da sacristia e alguém terá piedade de mim. Então um senhor muito rico chegou ali e se ofereceu para restaurar a imagem. Quando ela ficou pronta, foi entronizada na mesma igreja em que estava e o convento passou a ter dias melhores.
A devoção no Brasil
Por causa deste acontecimento a devoção ao menino Jesus de Praga começou a se estender pela redondeza. Vários milagres começaram a acontecer quando os fiéis rezavam amenino Jesus de Praga. Por isso, a devoção se espalhou por toda a Europa e depois para o mundo. Ainda hoje, a cidade de Praga é famosa devido à devoção ao Menino Jesus de Praga.
Oração ao Menino Jesus de Praga
Foram os padres carmelitas que trouxeram uma imagem e a devoção ao menino Jesus de Praga para o Brasil. Ela chegou primeiro na cidade do Rio de Janeiro. Lá, ela foi entronizada na Basílica de Santa Terezinha. Os carmelitas difundiram a promessa do Menino Jesus: Quanto mais me honrardes, tanto mais vos favorecerei. Por causa dessa promessa, a devoção se tornou cada vez mais conhecida em muitos lugares.