Cristo Redentor

 Cristo Redentor

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, transcende a mera estátua. Ele é a representação tangível da graça divina, um farol de esperança e redenção. Seus braços abertos simbolizam o amor incondicional de Deus, acolhendo a humanidade. Sua presença imponente no Corcovado lembra a promessa de salvação e a constante intercessão por um mundo reconciliado. O Cristo Redentor convida à reflexão sobre a fé e o compromisso com os valores do Evangelho.

A história de Cristo Redentor, o monumento do Rio de Janeiro

Cristo Redentor, este é o nome do grande monumento que abraça o Rio de Janeiro e todos os que confiam na salvação de Cristo. Para entender melhor o significado da imagem é preciso dividir a palavra e estudar seus significados separadamente. A palavra Cristo vem do grego e significa “Ungido, escolhido”. A palavra “Redentor” vem do latim e significa “aquele que salva da escravidão, aquele que liberta, libertador”. Portanto, o nome Cristo Redentor é carregado de significados profundos. O Cristo Redentor é o Escolhido de Deus para libertar a humanidade da morte e do pecado. Sob este ponto de vista, o monumento ao Cristo Redentor na cidade dório de Janeiro ganha outro significado, muito mais belo e cheio de sentido. Deus queira (e quer!) que Ele seja realmente o Ungido que liberta a cada um de nós da morte e do pecado. Para que Ele seja o nosso libertador, basta pedir a ele, unir-se a Ele, entregar-se a Ele.

Obra brasileira

A primeira vez que a construção de uma estátua em homenagem ao Cristo Redentor foi sugerida, aconteceu em 1859. A sugestão foi do Padre Pedro Maria Chefe, e foi feita aprincesa Isabel. Na época, já havia uma estrada de terra que dava acesso ao topo do Corcovado, que fora construída em 1824. A sugestão do padre Pedro era a de construir uma estátua de Cristo no alto do Corcovado, abençoando a cidade que ficava embaixo. A ideia, porém, ficou de lado e só foi retomada 62 anos depois, em 1921. Ela foi retomada devido à aproximação da data dos cem anos da Independência do Brasil. Então, os governantes acharam que seria uma bela forma de comemorar essa data tão importante: erigir uma grande estátua homenageando a Cristo Libertador em comemoração à “libertação” do Brasil em relação a Portugal.

Cristo Redentor, um dos maiores feitos da engenharia

Construir uma obra do porte do Cristo Redentor era algo muito difícil na época. Ainda hoje o seria. Tanto que a pedra inaugural foi colocada no dia4 de abrilde1922. As obras, porém, começaram somente quatro anos depois, em 1926. A obra recebeu o poio e a colaboração de muita gente tanto do povo, quanto de pessoas especializadas. O autor do projeto foi o engenheiro Heitor da Silva Costa. O criador do desenho foi o artista Carlos Usual. O francês Paul Landowskifoi o responsável pelos braços e pelo rosto do Cristo. Por causa deste escultor francês, muita gente pensou que a obra seria um presente do governo da França ao povo brasileiro, mas isso não é verdade. Trata-se de uma obra brasileira.

Inauguração

A obra magnífica do Cristo Redentor e sua construção no alto do corcovado, a 709 metros de altitude, é vista como um dos maiores feitos da engenharia do Brasil até agora. A imagem foi toda feita no concreto armado e recebeu um ótimo revestimento de pedra sabão, levada de Minas Gerais.

Santuário de Cristo Redentor

As obras começaram efetivamente em 1926 e duraram cinco anos. A inauguração aconteceu num dia muito especial: 12 de outubro de 1931, dia debouça Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na base da estátua, que mede 8 metros de altura, há uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, onde se celebram casamentos e batizados.

No dia 12 de outubro de 2006, quando a estátua completou 75 anos, o local foi transformado em santuário pertencente à Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O Cristo Redentor foi escolhido por votação popular como uma das sete maravilhas do mundo moderno. A estátua mede 30 metros, sem contar sua base, que mede 8 metros. Ao todo, são 38 metros de estátua e beleza, que se transformou numa marca do Rio de Janeiro, do Brasil e da América Latina. Com efeito, grande parte do povo latino americano considera o Cristo Redentor como um símbolo não só do Brasil, como também de toda a América Latina.

Cristo Redentor, um das 7 maravilha do mundo moderno

Quem dera o Cristo Redentor seja para todos nós, não apenas uma estátua, mas sim o nosso redentor pessoal, aquele que nos liberta da escravidão do pecado, da morte, da distância de Deus. Ele é o “nosso Redentor”. Por isso, permitamos que Ele seja, de fato e de verdade, nosso Redentor pessoal, que entra na nossa vida e nos liberta do mal e de tudo aquilo que nos separa de Deus. É isso que representa usar um amedalha do cristo Redentor.

Não só uma estátua

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar