Corpus Christi

 Corpus Christi

Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, é uma festa litúrgica que reverencia a Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. A data, celebrada na quinta-feira após a Santíssima Trindade, enfatiza a crença na presença real de Cristo no pão e vinho consagrados. Procissões públicas e adoração solene marcam a ocasião, expressando a fé e o compromisso dos fiéis com este sacramento central da fé cristã.

História da Solenidade de Corpus Christi

Tudo começou no século XIII, na Bélgica, onde uma freira agostiniana alegou ter tido visões nas quais recebia o pedido de Cristo para que fosse celebrada uma festa para celebrar com maior visibilidade o sacramento da Eucaristia. Além dos pedidos insistentes da freira, que hoje é lembrada como Santa Juliana de Liege, o papa Urbano IV teve outra motivação interessante para ordenar, através da bula papal Transi turus', do dia 8 de setembro de 1264, que se celebrasse esta festa: num povoado chamado Bolena, que fica perto de onde se estabelecia com sua corte, em Orvieto, ao norte de Roma, ocorreu o que mais tarde passou a se chamar de "o milagre de Bolena - um sacerdote de nome Pedro de Praga, ao partir a Hóstia durante a celebração da missa, viu escorrer dela sangue suficiente para empapar o pano que estava sobre o altar, chamado de corporal. Segundo os autos do milagre, o sacerdote tinha dúvidas sobre o mistério da Eucaristia.

O significado da festa de Corpus Christi

Mas o que significa a celebração de Corpus Christi? A expressão está escrita em latim, a antiga língua oficial do cristianismo, e quer dizer nada mais que Corpo de Cristo. Por sua vez, a expressão Corpo de Cristo, dita pelo sacerdote e pelos ministros a cada entrega do pão consagrado distribuído aos fiéis na procissão de comunhão, durante as missas, faz referência ao mistério da Eucaristia, sobre o qual a Igreja afirma que, durante a Missa, acontece a Transubstanciação, ou seja, o pão e o vinho passam a ser o Corpo e o Sangue de Jesus cristo (para saber mais sobre este dogma da fé católica, visite o nosso artigo Eucaristia). Eis o mistério da fé, celebrado no dia de Corpus Christi!

Os tapetes de Corpus Christi

O Código de Direito Canônico, no cânon 944, faz a determinação de que o bispo da diocese providencie uma procissão, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo". Desta maneira, os fiéis, desde o século XIII, quando iniciou a celebração desta festa, usaram sua criatividade para expressarem o sentido daquela procissão: já que era o Cristo mesmo quem iria passar por suas ruas, no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sustentado pelas mãos do sacerdote, decidiram fazer para elar um honorável tapete, pois era assim que se recebiam os reis, antigamente. Também se pode lembrar, aqui, o mesmo sentido de estender os ramos para que Jesus passasse, trazido pela narrativa do evangelho do Domingo de Ramos. No Brasil, desde longa data, se tem o costume de enfeitar as ruas com tapetes feitos de serragem, pó de café, pó de vidro e outros tantos materiais, que reproduzem símbolos cristãos, principalmente os que aludem ao Sacramento da Eucaristia.

Contribua com nosso projeto de levar mais palavras de fé !
Voltar