oracoes-pelos-falecidos-na-fe-catolica

Suplicar pelos Falecidos

Será que os vivos conseguem auxiliar os que já partiram rogando por eles? Segundo a crença Católica, sim:

União com os finados

. ‘Reconhecendo plenamente essa união de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terrena, desde os tempos primordiais da fé cristã, honrou com profunda devoção a lembrança dos que morreram… e já que é uma ideia sacra e benéfica prezar pelos mortos para que obtenham o perdão de seus pecados (2Macabeus 12:46), também ofereceu sufrágios em favor deles. A nossa prece por eles pode não somente socorrê-los, mas também efetivar a sua intercessão por nós.” P. 271, <958  Catecismo da Igreja Católica (1994)

Três afirmações aqui confrontam a Bíblia. Analisemos cada uma delas:

1) “É sagrado e proveitoso rezar pelos falecidos.

De acordo com a Escritura Sagrada, não é nem santo nem proveitoso clamar pelos que se foram. Os Cristãos são orientados a rogar pelos que vivem, e não existe exemplo algum de Cristãos rogando pelos mortos. Mais uma tradição humana.

2) “A nossa súplica por eles pode auxiliá-los a se libertarem de seus pecados.

Aqui temos um costume edificado sobre outro costume. As Escrituras nunca sugerem que essa declaração seja verdadeira. Como já aprendemos, devemos nos desvencilhar de nossos pecados antes do óbito.

3) “Nossa oração torna eficaz a sua intercessão por nós.

Como peças de construção, eles vão empilhando costumes sobre costumes, todos eles destituídos de qualquer alicerce bíblico. Agora alcançamos o ápice, quando nossas preces são supostamente capazes de:

“…Tornar efetivas as suas intercessões por nós.”

A questão evidente é: Por que necessitamos que outros intercedam por nós? Porventura o Criador do universo precisa do amparo de homens e mulheres mortais para colocar o Pai a nosso favor?

Que postura aviltante contra Jesus Cristo! A posição Católica ultraja o Senhor, apresentando-o como um incapaz, como um espectador sem poder, que necessita da ajuda de qualquer um, pois Ele pode falhar em persuadir o Pai. Não é este o retrato de Jesus apresentado na Bíblia. Jesus declarou sobre si mesmo:

“…Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” Mateus 28:18

Aqui temos mais um retrato bíblico de Jesus Cristo:

“A qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,&acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs&todas as cousas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à Igreja.” Efésios 1:20-22

Que disparidade do retrato Católico de Jesus, o qual reduz o Senhor a um fraco espiritual desprovido de poder e autoridade. Prezado amigo Católico, Jesus Cristo não precisa da ajuda de  ninguém! Ele é deveras capaz de fazer o serviço:

“Por isso, também, pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus,  vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25

Antes de rogar por um ente querido falecido, por favor, compreenda que estas normas são todas criadas por homens. Deus nunca lhe solicitou para rogar pelos mortos, nem prometeu que isso lhes faria bem algum.

Quando jovem Católico, eu sempre imaginava que todas estas normas de algum modo provinham de Deus. Mas não provêm. Leia a Bíblia e constate por si mesmo. O Catecismo instrui costumes humanos, não mandamentos de Deus.

O mesmo exemplo

Certamente você percebeu que Jesus Cristo sofreu mais uma séria afronta. De Único e Divino Intercessor à direita do Pai, Jesus é sepultado sob uma multidão de mortos humanos e é rebaixado a ser um dos muitos intercessores. Por que a religião Católica continua a fazer isso com o Senhor Jesus Cristo!?

Conclusão

Mais uma vez você terá de enfrentar algumas decisões importantes:

  • Você vai continuar rogando pelos mortos, sabendo que este é um costume de homens e não uma ordem de Deus?
  • Você vai aderir a uma doutrina que desvaloriza o Senhor Jesus Cristo, a fim de que o costume da Igreja possa ser exaltado?
  • Você vai rejeitar conscientemente a Palavra de Deus para seguir costumes de homens?

 

São decisões que você terá de tomar. Enquanto reflete sobre estas coisas, recorde-se das palavras de Jesus:

“E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” Mateus 15:9

Autor:
Rick Jones
Livro:

Por Amor aos Católicos Romanos

Espaço reservado para anúncio