maria-rainha-dogma-e-devocao-catolica

Maria: Monarca de Todos os Seres

O Catolicismo reitera que após o falecimento de Maria, o Altíssimo a elevou aos céus e concedeu-lhe o título de “Monarca de Todos os Seres”.

“Finalmente, a Virgem Imaculada, isenta de qualquer mácula da falta original, findado o percurso da vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial. E, para que mais completamente estivesse em concordância com seu Filho, Soberano dos soberanos e triunfador do pecado e da morte, foi guindada pelo Altíssimo como ‘Rainha do Universo’.” P. 273, <966  Catecismo da Igreja Católica (1994)

Novamente, a crença Católica e a Revelação Divina colidem. As Sagradas Escrituras não apenas jamais instruem esta doutrina, como a reprovam. Em Jeremias 44:19, deparamos com a veneração a uma divindade falsa conhecida como “Rainha Celeste”, uma prática que enfurecia o Senhor:

“Os filhos juntam a lenha, os pais atiçam o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à Rainha dos Céus; e derramam ofertas a outros deuses, para me provocarem à cólera.”
Jeremias 7:18

Por que as pessoas cultuavam aquela falsa divindade denominada Rainha Celeste? Era mais uma tradição humana herdada de gerações pretéritas:

“…Queimaremos incenso à Rainha dos Céus e lhe derramaremos ofertas, como nós, nossos pais, nossos reis e nossos príncipes temos feito…” Jeremias 44:17

Será que o Catolicismo assimilou o mesmo rito pagão que irrita o Senhor?

Cultos pagãos

Os Católicos curiosos se sentiriam cativados ao estudar as inúmeras religiões espúrias que reverenciavam a “Rainha Celeste”. Por essa razão, a insistência do Catolicismo de que Deus conferiu a Maria um nome tão empregado por divindades falsas é bem evidente.

Quem deve ser louvado?

Embora o Catolicismo faça questão de enaltecer Maria, a Bíblia enaltece unicamente o Deus Onipotente:

Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra resplandeça a tua glória.” Salmo 57:5

“Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo o que existe nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino e tu te elevaste por chefe sobre todos.” 1 Crônicas 29:11

…Exaltado seja o Deus da minha salvação!” Salmo 18:46

Exalta-te, Senhor, na tua força!” Salmo 21:13

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado  entre as nações; sou exaltado na terra.” Salmo 46:10

“Porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se elevou gloriosamente.” Salmo 47:9

Deus recebe honra através de Jesus

A Bíblia declara que Deus recebe honra através do Senhor Jesus Cristo. No Novo Testamento, o nome “Jesus” surge 943 vezes. O nome “Cristo” surge 533 vezes e a expressão “Senhor Jesus” surge 115 vezes.

Os primeiros quatro livros do Novo Testamento narram o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus, enquanto o restante do Novo Testamento se desenvolve ao seu redor. Maria, por sua vez, aparece na Palavra de Deus apenas esporadicamente, e nunca é mencionada como rainha de algo:

“Pelo que também Deus o elevou (a Jesus) sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra.” Filipenses 2:9-10

“Digno é o Cordeiro que foi imolado de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.” Apocalipse 5:12

Quem deve receber toda a honra? Deus… Através de Jesus Cristo!

“Para que em todas as coisas seja Deus glorificado, por intermédio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio, pelos séculos dos séculos; Amém.” 1 Pedro 4:11

“Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.”
Atos 5:31

Tenho certeza de que você observará o mesmo padrão novamente. Enquanto a Bíblia se empenha em exaltar Jesus Cristo, o Catolicismo está determinado a diminuir Jesus e enaltecer Maria.

Por que Jesus Cristo, Aquele que entregou sua vida e suportou a cruel tortura da cruz, é posto de lado e substituído por uma simples mulher mortal?

Considerações Finais

O Catolicismo insiste que o Senhor elevou Maria ao posto de “Monarca de Todos os Seres”. Ainda assim, a Bíblia proclama que a adoração à “Rainha Celeste” desperta a ira do Senhor.

Onde você depositará sua confiança, na tradição humana ou na Palavra de Deus?

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome…”
Filipenses 2:9-11

Autor:
Rick Jones
Livro:

Por Amor aos Católicos Romanos

a

Espaço reservado para anúncio