imaculada-conceicao-a-graca-de-maria

Maria: Gerada isenta de Culpa

O Catolicismo declara que Maria nunca transgrediu e, por conseguinte, foi libertada desde o instante de sua natividade.

“Pela graça de Deus, Maria permaneceu imaculada de toda falta individual ao longo de toda a sua existência.” P. 139, <493  Catecismo da Igreja Católica (1994)

“…Acolhendo de todo o coração, sem que nenhuma transgressão a impedisse, a vontade divina da salvação, entregou-se ela inteiramente à pessoa e à obra de seu Filho…” P. 139, <494  Catecismo da Igreja Católica (1994)

“Ela é ‘o fruto mais primoroso da Redenção’ (SC 103). Desde o primeiro momento de sua concepção, foi integralmente resguardada da nódoa do pecado original e se manteve pura de todo o pecado pessoal durante toda a sua vida.” P. 143, <508 (Ver ainda P. 209, <722)  Catecismo da Igreja Católica (1994)

Caso você sinta curiosidade em saber se esta doutrina é lecionada na Palavra de Deus, ela não é. O Catecismo reconhece que é uma tradição da Igreja:

“No decorrer dos séculos, a Igreja percebeu que Maria, ‘agraciada’ por Deus (Lc 1:28), foi redimida desde a concepção.” P. 138, <491  Catecismo da Igreja Católica (1994)

Entretanto, a Bíblia aponta Jesus como o único sem pecado, não Maria:

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” 2 Coríntios 5:21

Além do Senhor Jesus, a Bíblia é demasiadamente clara quando declara que mais ninguém existiu sem pecado:

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” Romanos 3:23

“Não há justo, nem sequer um.” Romanos 3:10

“Todos se desviaram, à uma se tornaram inúteis; não há quem pratique o bem, não há nem um sequer.” Romanos 3:12

Perceba que nenhum destes versículos afirma que “todos pecaram, exceto Maria.”

“Mas a Escritura aprisionou tudo sob o pecado.” Gálatas 3:22

Maria sabia que necessitava de um Redentor

No Evangelho de Lucas, a própria Maria diz que é pecadora. De outra maneira, jamais teria concluído que precisava de um Salvador:

“Então disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.” Lucas 1:46-47

Ainda assim, a Igreja Católica requer que os seus membros venerem Maria:

“A devoção da Igreja para com a Santíssima Virgem é inerente ao culto cristão.” P. 274, <971  Catecismo da Igreja Católica (1994)

Jesus enalteceu Maria?

Aqui está como Jesus se referiu à sua mãe, quando ela solicitou vê-lo, um dia:

“…Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo as mãos para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos! Porque qualquer um que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.” Mateus 12: 48-50

Jesus não disse: “Obedeçam a esta abençoada mulher!”. Ao invés disso, ele replicou que qualquer um que obedecer à Palavra de Deus é igual a Maria. Jesus recusou-se a louvá-la.

Quando outros exaltaram Maria

Quando uma mulher aproximou-se de Jesus e tentou enaltecer Maria, observem como Jesus respondeu:

“…Uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram. Ele, porém, respondeu: Antes bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam.” Lucas 11:27-28

Jesus anunciou que aqueles que ouvem e obedecem à Palavra de Deus são mais abençoados que Maria. Talvez o Senhor tenha inserido estes versículos para aqueles que, hodiernamente, preferem ignorar a Palavra de Deus, com o objetivo de poder seguir as tradições da Igreja.

Conclusão

Maria foi gerada sem pecado? A tradição Católica anseia que você creia que ela foi, mas a Palavra de Deus diz que ela não foi. Em quem você irá acreditar?

“Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque.” Eclesiastes 7:20

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” Romanos 5:12

Autor:
Rick Jones
Livro:

Por Amor aos Católicos Romanos

Espaço reservado para anúncio