Ceia do Senhor: Auxilia os Falecidos
Participar da Ceia do Senhor, concede aos Católicos que ainda estão vivos uma chance de amparar os falecidos:
“O Sacrifício Eucarístico é também ‘oferecido pelos fiéis defuntos’ que morreram em Cristo e não estão ainda plenamente purificados, para que possam entrar na luz e na paz de Cristo.” P. 378, <1371 Catecismo da Igreja Católica (1994)
“O Sacrifício Eucarístico… a Igreja exprime sua comunhão eficaz com o defunto.” P. 460, <1689 Catecismo da Igreja Católica (1994)
Esta crença, profundamente perturbadora, instrui aos Católicos Romanos a convicção de que, recebendo frequentemente a Ceia do Senhor, poderão ajudar seus queridos falecidos a alcançar o paraíso mais rapidamente.
Se esta crença provém de Deus, então você deve acatá-la. Mas se é uma crença concebida por homens para manter você preso à Igreja, então é uma maneira cruel e insensível de dominar as pessoas. Examinemos o que Deus menciona sobre isto.
Nunca mencionado
Você pode perscrutar as Escrituras do princípio ao fim, todavia não achará a Ceia do Senhor auxiliando uma única pessoa que já morreu. E indivíduo algum da Bíblia jamais recebeu a Ceia do Senhor em prol de um falecido querido.
Como você deve presumir, esta tradição Católica não está meramente ausente da Palavra de Deus, como também a transgride diretamente. A Bíblia ensina que cada um de nós prestará contas de nossa vida:
“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12
Jesus consumou toda a obra
As pessoas adentram no céu unicamente por causa da boa obra de Jesus Cristo efetuada na cruz. A salvação é uma dádiva de Deus, não algo que se obtém por retidão pessoal ou pela retidão de amigos e entes queridos.
A morte, depois o juízo
A Bíblia declara que, após a morte, cada um vai encarar Deus em juízo. Não haverá mais chances:
“E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.”
Hebreus 9:27Aqueles que não depositam sua fé em Cristo enquanto estão vivos já estão sentenciados ao inferno:
“Quem nele crê (em Jesus) não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3:18
A ira de Deus recai sobre todos aqueles que morrem sem Cristo:
“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” João 3:36
A Bíblia em nada menciona sobre a ira de Deus sendo aplacada porque alguém recebe a Ceia do Senhor em favor dos seus amados falecidos. A única forma de evitar a condenação de Deus é depositar sua fé em Jesus Cristo enquanto você está vivo. Jesus declarou:
“…quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” João 5:24
Conclusão
Mais uma vez estamos lhe apresentando diversas questões a serem respondidas:
- Por que esta tradição da Igreja Católica é tão diametralmente contrária à Palavra de Deus?
- Por que a Igreja almeja seus membros executando rituais pelos mortos, quando a Palavra de Deus afirma que tais práticas não devem ser usadas?
- Não será este mais outro método para manter as pessoas presas à Igreja Católica? Mais que tudo, você precisa compreender que para continuar praticando estas tradições feitas por homens, você terá de rejeitar as legítimas palavras de Jesus Cristo. Você tem certeza de que anseia fazê-lo?
“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com a sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.” Colossenses 2:8
Autor:
Rick Jones
Livro:Por Amor aos Católicos Romanos
Espaço reservado para anúncio