“Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.” (Efésios 6:4)
A boa relação entre pais e filhos é fundamental para que a Mensagem do Senhor seja semeada em seus corações. Os vínculos de afeto e segurança são essenciais, além de um exemplo de vida que motive fé, compromisso e reverência a Deus. O maior modelo para os filhos está dentro das casas – são os próprios pais, que devem ser exemplos vivos da doutrina e da retidão em seus caminhos.
Pais têm, perante Deus, um pacto sério quanto à educação de seus filhos. Anteriormente mesmo de tê-los, é importante ponderar o intuito de educá-los para o Senhor. É impensável criar filhos para que sigam as trilhas do mundo. Nos tempos árduos em que vivemos, muitos pais se afastam do lar em busca de provisão e firmeza, deixando os filhos sob cuidados de babás ou funcionários que nem sempre compartilham dos mesmos princípios cristãos. Nesses casos, o adversário encontra possibilidades para influenciar a formação espiritual das crianças, seja através da televisão ou de outros conteúdos inadequados.
Cabe meditar: será que bem-estar material justifica a falta de cuidado espiritual com os filhos? Será que o valor das conquistas terrenas suplanta o zelo pelo coração dos pequenos? O Senhor certamente exigirá dos pais o cuidado com a alma de seus filhos. Observe como as Escrituras instruem os pais a instruir e a conduzir os filhos:
“Amem o SENHOR, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Guardem sempre no coração as leis que lhes estou dando hoje e ensinem-nas aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem…” (Deuteronômio 6:5-9)
Algumas Diretrizes da Palavra para os Pais
- Deveres Primários
- Instruir a Palavra – “Tu as inculcarás a teus filhos…” (Deuteronômio 6:7)
- Educar – “Ensina a criança no caminho em que deve andar…” (Provérbios 22:6)
- Suprir – “Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.” (2 Coríntios 12:14)
- Educar com disciplina – “Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4)
- Outras Obrigações
- Afeiçoar-se – “a fim de instruírem… a amarem ao marido e a seus filhos.” (Tito 2:4)
- Levá-los a Cristo – “Trouxeram-lhe então algumas crianças para que lhes impusesse as mãos e orasse…” (Mateus 19:13,14)
- Relatar-lhes sobre os juízos de Deus – “Narrai isto a vossos filhos…” (Joel 1:3)
- Ordenar-lhes que obedeçam a Deus – “para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 32:46)
- Súplica pelos Filhos
- Pelo bem-estar espiritual – “A Salomão, meu filho, dá coração íntegro…” (1 Crônicas 29:19)
- Pela consagração – “Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.” (Jó 1:5)
- Quando adoentados – “Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva e viverá.” (Marcos 5:23)
Estimados irmãos, seguindo as instruções do Senhor, certamente nossos filhos serão repletos do Espírito Santo, servos úteis ao Senhor, e saberão resistir às influências do mundo. Que a promessa de Deus se concretize em nossos lares:
“Quando velhos não se desviarão…”
Espaço reservado para anúncio