O Batismo Redime
A Igreja Católica insiste em asseverar que o Batismo é imprescindível para a redenção:
“O Senhor mesmo afirma que o Batismo é necessário para a salvação.” P. 349, <1257 Catecismo da Igreja Católica (1994)
Todos os Católicos deveriam ser alertados de que o Senhor não compactua com semelhante afirmação. A Bíblia instrui que a redenção é uma dádiva gratuita que as obras nunca podem adquirir. Esta crença foi criada pelo Catolicismo:
“A Igreja não conhece outro meio senão o batismo para garantir a entrada na Bem-aventurança…” P. 350, <1257 Catecismo da Igreja Católica (1994)
“…Os fiéis, de fato, renascidos no batismo…” P. 339, <1212 Catecismo da Igreja Católica (1994)
“Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados à Igreja…” P. 340, <1213 Catecismo da Igreja Católica (1994)
A Bíblia não poderia estar mais em oposição:
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome.” João 1:12
A despeito de versículos bíblicos como este, o Catecismo leciona que:
“O Batismo não somente purifica de todos os pecados, como também faz do neófito ‘uma criatura nova’ (2 Co 5:17), um filho adotivo de Deus, que se tornou ‘participante da natureza divina’ (2 Pe 1:4), membro de Cristo e co-herdeiro com ele (Rm 8:17), templo do Espírito Santo.” P. 351, <1265 Catecismo da Igreja Católica (1994)
“Pelo Batismo todos os pecados são perdoados: o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como todas as penas do pecado.” (P. 351, <1263 (Ver também P. 278, <985) Catecismo da Igreja Católica (1994)
Todas estas doutrinas afrontam uma grande parcela das Escrituras. A Bíblia ensina que unicamente Cristo pode absolver nossos pecados. Realizar uma boa obra, como o Batismo, nunca poderá nos conceder perdão:
“No qual temos a redenção pelo seu sangue (de Cristo), a remissão dos pecados…” Efésios 1:7
Se o Batismo fosse indispensável à redenção teria o apóstolo Paulo divulgado?
“Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho…” 1 Coríntios 1:17
Ou teria este grande homem de Deus proferido?
“Dou graças (a Deus) porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio.” 1 Coríntios 1:14
A mensagem de João Batista foi:
“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus…” Mateus 3:2
Após o arrependimento, então, eles eram…
“…batizados no Rio Jordão, confessando seus pecados.” Mateus 3:6
Escutem o que o eunuco da Etiópia indagou a Filipe, quando discutiam a questão do Batismo:
“Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água, que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus].” Atos 8: 36-37
A Bíblia ensina que o Batismo deve ser ministrado depois da redenção, não como condição à redenção. Quando o carcereiro de Filipos indagou: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Paulo respondeu:
“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa… Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir foi ele batizado, e todos os seus.” Atos 16:30-33
Primeiro eles creram, depois foram batizados. O Batismo sempre sucede a salvação. Temos aqui outro exemplo:
“Mas Crispo, o principal da Sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos Coríntios ouvindo, criam e eram batizados.”
Atos 18:8Em Atos, capítulo 2, Pedro, o suposto primeiro Papa, pregou. Quando ele encerrou:
“Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.” Atos 2:41
Novamente foram eles batizados não para se tornarem filhos de Deus, mas porque já eram filhos de Deus.
Quando Filipe pregou para o povo de Samaria, primeiro veio a redenção, depois veio o Batismo:
“Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.” Atos 8:12
Logo em seguida, na mesma passagem, Simão, um mágico enganador, seguiu o mesmo caminho:
“O próprio Simão abraçou a fé, e tendo sido batizado, acompanhava Filipe…” Atos 8:13
O Catecismo estabelece:
“Com efeito os sacramentos e, sobretudo o Batismo, que é a porta pela qual se entra na Igreja, são igualmente vínculos sagrados que os unem (os fiéis) a todos e os incorporam a Jesus Cristo.” P. 268, <950 Catecismo da Igreja Católica (1994)
Logo antes de sua morte, o ladrão da cruz próxima à de Jesus depositou sua fé em Jesus Cristo. Evidentemente ele nunca foi batizado, mesmo assim foi para o Paraíso. Por que? Porque a redenção vem através da fé em Cristo, não através do Batismo.
O Catolicismo sustenta a idéia de que quando uma pessoa está sendo batizada, é de fato Jesus quem a está batizando:
“…Presente está pela sua força nos sacramentos, a tal ponto que, quando alguém batiza, é Cristo mesmo que batiza.” P. 307, <1088 Catecismo da Igreja Católica (1994)
Firmado, simplesmente, esta é mais uma tradição Católica não encontrada na Palavra de Deus.
Outra divergência
Aqui está outra doutrina Católica:
“O Batismo, com efeito, é o selo da vida eterna.” P. 354, <1274 Mas a Bíblia novamente discorda, asseverando que o destino eterno dos filhos de Deus foi selado com o Espírito Santo:
“…tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.” Efésios 1:13
“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30
Conclusão
É o Batismo indispensável à redenção? A tradição Católica e a Palavra de Deus estão em disputa. O Catecismo diz “sim”, a Palavra de Deus diz “não.”
Em quem você vai acreditar?
Autor:
Rick Jones
Livro:Por Amor aos Católicos Romanos
Espaço reservado para anúncio