adolescente-na-fe-um-novo-caminho

“Eu vos escrevi, rapazes, porque sois vigorosos, e a Palavra de Deus reside em vós, e já triunfastes sobre o maligno” (1 Jo 2.14). 

Esta é a mensagem divina que João endereça aos moços. Se a mensagem estiver em vós, já superastes o maligno. Contudo, a indagação que a maioria dos jovens deve estar fazendo é esta: E agora, como servir ao Senhor na juventude, uma vez que cheguei a este momento da minha existência? Acredito que muitos almejariam saltar esta etapa da vida, assim como muitos não gostariam de ver essa fase chegar ao termo. Há sempre duas concepções em todas as nossas resoluções: O justo e o injusto. Precisamos ter a perspicácia para tomar a resolução mais apropriada para cada instante da nossa jornada, e desta forma colheremos o melhor em nosso tempo. Salomão assevera que o sábio conhece o tempo e o modo. Seja na meninice, juventude ou senilidade. O que João quis expressar é que em todas as situações a mensagem tem que guiar nossas resoluções. Observamos na Escritura Sagrada diversos exemplos de homens de Deus, que mesmo ainda bastante novos puderam ser designados assim: homens de Deus. Quando proferimos homens, estamos nos referindo ao gênero humano como um todo. 

A maior adversidade, nos dias atuais, no seio dos jovens de nossas igrejas é encontrar alguém para guiá-los com um espírito jovial. Não me refiro a líderes como Roboão, que desconsiderou a prudência dos veteranos para se apoiar na imaturidade dos jovens de sua idade. Meu ministério teve início com a condução de jovens na igreja. O jovem de hoje não é diferente dos jovens de outrora, como muitos indivíduos relatam ou pensam. Notamos no tempo do profeta Samuel sua completa consagração ao Senhor. Podemos vislumbrar, por outro ângulo, a ausência de temor de Deus nos filhos de Eli, o Sumo sacerdote de Deus. Você, meu amado irmão ou irmã que está neste período tão maravilhoso de sua vida, não imagine que um homem ou uma mulher de Deus não pode ser adolescente. Não suponha você que para ser um instrumento de Deus você necessita de uma alma de ancião. Davi disse para Saul que ele não precisava da armadura dele. Davi possuía suas próprias armas para sua época. Você também as tem. E assim Davi aniquilou o gigante que desafiava Israel. João declara que vocês são vigorosos e já superaram o maligno. Um jovem que aceita a Jesus, não deixou de ser jovem. Ele fez uma escolha e nós não podemos colocar sobre ele um fardo de 40 anos se ele ainda tem vinte. Jesus disse ao jovem rico: Vende tudo o que possui, distribua aos pobres, depois venha e siga-me. Ele não o fez, segundo a Escritura, porque era detentor de muitos bens. Mas Jesus não o censurou quanto a ele ter afirmado que praticava os mandamentos. Podemos inferir que se ele estivesse faltando com a verdade, certamente Jesus o teria admoestado. Atualmente, quando um jovem vem a Cristo, ele está abandonando todo seu conceito de opulência na juventude para viver para Deus. Somente isso já é bem árduo, visto que muitos idosos que guardam o mandamento ainda não estão desfrutando de uma vida em Cristo. Presos em suas teologias de um cristianismo que almeja transformação exterior e não interior, criticam toda postura adotada pelos nossos jovens da atualidade, chamando até, na maioria das vezes, os eleitos de Deus de filhos de belial. Davi era um jovem e perspicaz que não podia combater com as armas do velho Saul. A armadura de Saul estava maculada pela sua falsa santidade. 

Portanto, a mensagem que tenho para você, adolescente, é que você pode triunfar no seu tempo neste mundo sombrio. Você não necessita de uma capa de pessoas que não conheceram a Deus na sua adolescência e supõem que você tem que servir a Deus como homem e desperdiçar o melhor de Deus na sua adolescência. Deus confia na nossa mocidade. E tanto confia que ele está convocando uma geração de Samuel em nossos tempos, para que a vestimenta ou a maneira de ser não seja a viga mestra de santidade. Você pode ser santo mesmo sendo adolescente. Recebo muitos e-mails de jovens buscando um conselho para suas vidas. A Bíblia tem sido nossa referência nestes dias para esta geração. Mas unicamente aquilo que a Bíblia expressa, sem as hipocrisias humanas, que na maioria das vezes aniquilam em vez de edificar. Você, como dito, está em tempo de resoluções. Algumas delas serão válidas para a vida inteira. Enquanto outras somente terão significado em tempo real. Alguns jovens atualmente optaram erroneamente e estão arcando com suas resoluções atrás das grades. Outros estão carregando um filho ou filha nos braços e assim sucessivamente. 

Diante de tudo isso, não se esqueça: Deus afirma que vós sois fortes. Suas desculpas não perturbarão a Deus. Ele já proferiu uma mensagem a seu respeito. Sempre busque orientação com seus pais ou pastores antes de suas resoluções. A Palavra de Deus e também aqueles que já foram jovens em Cristo e viveram suas vidas com Deus na mocidade saberão como te aconselhar no caminho a seguir. Você, adolescente, é o futuro pastor, líder e também a esperança de amanhã. Portanto, decida sempre pelo melhor. Decida sempre pelo correto, ainda que tenha algo a perder, saiba que Deus lhe recompensará. 

Permaneça na paz. 

Pr. Adélcio Ferreira

Espaço reservado para anúncio