A Exclusiva Igreja Autêntica
A Igreja Católica ainda assevera que ela é a exclusiva Igreja autêntica estabelecida por Cristo? Muitos creem que não, todavia não há qualquer declaração oficial da Igreja renegando isso:
“Esta é a única Igreja de Cristo que no Símbolo confessamos una, santa, católica e apostólica.”
P. 232, <811 Catecismo da Igreja Católica (1994)Referindo-se à Igreja Católica, o Catecismo expressa:
“Na realidade, nesta una e única Igreja de Deus…” P. 234, <817 Catecismo da Igreja Católica (1994)
“Ela (a Igreja) é Católica porque nela Cristo está presente. Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica.” P. 239, <830 Catecismo da Igreja Católica (1994)
A crença desta “exclusiva Igreja autêntica” pode ser atribuída a um versículo das Escrituras, o qual, quando confrontado com outras Escrituras, não revela ensinar tal crença. Quando Jesus indagou aos seus discípulos quem ele era, Pedro replicou:
“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Mateus 16:16
Em seguida Jesus respondeu a Pedro:
“…Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus 16:18
O Catolicismo reafirma que o Senhor estava se referindo a Pedro como a rocha, e então tem edificado a religião Católica inteiramente sobre tal pressuposto. Mas todas as demais Escrituras pertinentes declaram que Jesus estava se referindo a si mesmo como a rocha e não a Pedro.
“E beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que o seguia. E a pedra era Cristo.” 1 Coríntios 10:4
Jesus não é unicamente a rocha, ele é a pedra fundamental da Igreja.
“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.” Efésios 2:20
Anteriormente, no Velho Testamento, já fora profetizado que Jesus, o qual seria rejeitado pelos homens, tornar-se-ia a pedra fundamental da Igreja:
“A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular.” Salmo 118:22
O próprio Pedro, o suposto primeiro Papa, confessa que Jesus Cristo é a pedra fundamental da Igreja:
“…em nome de Jesus Cristo, o Nazareno… Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou pedra angular.” Atos 4:10-11
“…A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular.” 1 Pedro 2:7
Conforme as Escrituras, Pedro NÃO é a rocha:
“Pois quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?” Salmo 18:31
“Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha...” Deuteronômio 32:3-4
“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação.” Salmo 62:1-2
“Mas o Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo.” Salmo 94:22
Quem é o cabeça da Igreja?
Apesar de todas essas Escrituras, o Catolicismo ainda persiste em que Pedro foi a rocha e que seus sucessores são o cabeça da Igreja:
“A única Igreja de Cristo… é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou a Pedro para apascentar e confiou a ele e aos demais apóstolos para propagá-la e regê-la… Esta Igreja constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste (subsistit in) na Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele.” P. 234, <816 Catecismo da Igreja Católica (1994)
Mas a Bíblia declara que Jesus Cristo, e não Pedro e seus sucessores, é o cabeça da Igreja:
“Ele (Cristo) é a cabeça do corpo da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as cousas ter a primazia.”
Colossenses 1:18“E pôs todas as cousas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu (Cristo) à Igreja.” Efésios 1:22
“Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo.” Efésios 4:15
A “igreja” bíblica
Quando a Bíblia emprega a expressão “a Igreja” ela se refere a todos os que confiam unicamente em Jesus Cristo para a salvação, não unicamente aos membros da Igreja Católica:
“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo.”
1 Coríntios 1:2O apóstolo Paulo escreveu:
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5:25
Paulo não era Católico, mesmo assim ele sabia que Cristo o amou e morreu por ele. Certamente ninguém ousaria declarar que Paulo não era um Cristão porque ele não era Católico.
Alguém poderia sugerir que Deus ama somente os Católicos? …Ou que ele morreu somente pelos Católicos? Seria esse o caso, se a Igreja Católica fosse a exclusiva Igreja autêntica.
Paulo ainda proclamou:
“E andai em amor, como também Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós…” Efésios 5:2
Os não católicos podem ser cristãos?
Como a “exclusiva Igreja autêntica” o Catolicismo se acha no direito de determinar quem é ou não é cristão:
“…Justificados pela fé recebida no Batismo, estão incorporados em Cristo, e por isso com razão são honrados com o nome de cristãos, e merecidamente reconhecidos pelos filhos da Igreja Católica…”
P. 235, <818 Catecismo da Igreja Católica (1994)Em outras palavras, se você não foi batizado na Igreja Católica, você não é Cristão. Estas palavras não são minhas, mas são as palavras oficiais do Catecismo Católico. Mas de acordo com a Escritura, não importa se a Igreja Católica aceitou você ou não. Se a sua fé é somente em Jesus Cristo, então ele já o aceitou.
“Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.” Efésios 1:6
Conclusão
Neste ponto você tem de tomar algumas decisões:
- Pedro é real?
- A Igreja Católica é a exclusiva Igreja autêntica? O Catecismo diz que sim, mas a Bíblia diz que não.
- Você acredita que todos os não Católicos irão queimar no inferno?
Mais uma vez, as respostas a estas perguntas serão determinadas pela sua escolha, em quem vai acreditar… nas tradições dos homens ou na Palavra de Deus? Jesus fez aos Fariseus uma pergunta na qual a Igreja Católica deveria meditar:
“Por que transgredis vós também o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?” Mateus 15:3
Autor:
Rick Jones
Livro:Por Amor aos Católicos Romanos
Espaço reservado para anúncio