O Erro da Arrogância
A Igreja Católica declara que ter a convicção de seguir para o paraíso após a morte é praticar o erro da arrogância.
“Há duas formas de ‘arrogância’. Ou o indivíduo se vangloria de sua aptidão (almejando poder se salvar sem o auxílio divino), ou então se fia na onipotência ou na piedade de Deus (esperando obter seu perdão sem arrependimento e a glória sem merecimento).” P. 551, <2092 Catecismo da Igreja Católica (1994)
Ao adotar esta postura, a Igreja Católica novamente se opõe às Sagradas Escrituras:
“Estas cousas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” 1 João 5:13
Pare e reflita por um instante: Se existe um local denominado céu, um esplêndido paraíso além de toda concepção, e se existe um local de suplício eterno chamado inferno, não nos diria um Deus benevolente como obter um e evitar o outro?
Deus nos deixaria padecer uma vida inteira, jamais nos consentindo descobrir como poderíamos fugir das labaredas do inferno e ter a certeza de ir desfrutar no paraíso ao seu lado?
Um Deus benevolente diria: “realize tantas boas ações quanto puder, depois cruze os braços e aguarde o melhor, quando você comparecer diante de mim, algum dia”?
Não, isso não seria amor, seria suplício. Seria crueldade da pior espécie. Um Deus de amor nos daria um plano nítido e singelo mostrando-nos como evitar esse horrendo local de tormentos e ter a segurança do céu. E ele o fez:
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
A Bíblia afirma que aqueles que acolhem Jesus Cristo pela fé e depositam nele sua confiança podem saber neste instante que já possuem a vida eterna:
“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” João 3:36
“Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” João 5:24
Não é erro presumir que você irá para o céu, se você nasceu na família de Deus através da fé em Jesus Cristo. É um fato bíblico e uma valiosa promessa do Senhor Jesus. Jamais será audácia apegar-se a Deus pela sua Palavra. De fato, ele se alegra quando o fazemos:
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão.”
João 10:27-28Deus quer que seus filhos repousem no fato de que eles nasceram em sua família e que seu destino eterno já está determinado:
“Em verdade, em verdade vos digo: quem crê (em mim)tem a vida eterna.” João 6:47
Note que a promessa não é de que você a terá algum dia, se praticar bastantes boas ações. Você pode possuí-la agora mesmo. Esta é a vontade de Deus. Jesus disse:
“De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:40
Paulo não se considerou presunçoso, quando declarou que estava a caminho do céu:
“Ora, de um e outro lado estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.” Filipenses 1:23
Prezado amigo Católico Romano, você não percebe que esta doutrina o mantém preso? A Igreja não almeja que você saiba que o seu destino eterno está estabelecido, porque você não mais necessitaria desta Igreja.
Como é lamentável constatar que os Católicos permanecem cativos, servindo a uma Igreja na esperança de conquistar o céu, quando o desejo de Deus é que já possuam essa segurança neste instante:
“Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu, antes dos tempos eternos.” Tito 1:2
“E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.” 1 João 2:25
Você deve renascer
Para ter esta garantia, você deve renascer:
“A isto respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3
Para renascer, você deve receber Jesus Cristo pela fé como seu Salvador pessoal e confiar somente nele para a salvação. Quando fizer isso, você nascerá na família de Deus:
“Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber; aos que crêem no seu nome.” João 1:12
Uma vez dentro da família de Deus, você se torna um coerdeiro com Jesus Cristo:
“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo…” Romanos 8:17
Como herdeiro, você não tem com que se preocupar a respeito do seu destino. Você tem a promessa:
“Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós…”
1 Pedro 1:4Não é belíssimo? Uma herança eterna no céu já está reservada para todos aqueles que se tornam filhos de Deus. Jesus recordou àqueles que nele confiavam:
“Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vô-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.” João 14:2
Você está percebendo a verdadeira natureza de Deus? Ele o ama e quer que você saiba que não é audácia acreditar em sua Palavra e repousar em sua bondade. Deus o ama e quer que você saiba que já tem a vida eterna… neste instante!
A escravidão pode ser desfeita
Deus não almeja que você continue amarrado a uma religião de obras. Ele anseia ter um relacionamento pessoal com você fundamentado em sua maravilhosa graça. Deus não deseja que você se torture imaginando onde irá passar a sua eternidade.
Implore a Deus que abra seus olhos, a fim de conhecer esta verdade maravilhosa. Em seguida, acolha Jesus, proferindo de coração uma oração como esta:
Querido Pai Celestial:
Confesso que tenho depositado minha fé numa religião e não em ti. Tenho intentado conquistar o céu obedecendo as boas obras da minha Igreja. Mas agora eu percebo que as boas obras jamais me conduzirão ao céu. Apenas aceitando Jesus é que eu poderei obter a vida eterna.
Neste instante, suplico que Jesus Cristo adentre em meu coração e me salve. Arrependo-me de meus pecados e me arrependo de ter depositado minha fé na Igreja Católica. De agora em diante confiarei somente em Jesus.
Agradeço-te por teres me revelado a verdade e pela salvação da minha alma. Agradeço-te pela segurança do céu. Em nome de Jesus, Amém.
Se você fez esta oração, do fundo do seu coração, Deus lhe garante que, de agora em diante, você é Seu filho e que você seguirá para o céu quando morrer.
Arrogância ou Fé?
Não é arrogância apegar-se a Deus pela sua Palavra. Isto se chama Fé. Quando Jesus caminhou pela terra ele fez esta maravilhosa promessa a todos os que Nele depositaram sua fé:
“E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.” João 14:3
Confie em Cristo agora mesmo. Você ficará contente por causa disso:
“Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.” Salmo 37:28
Autor:
Rick Jones
Livro:Por Amor aos Católicos Romanos
Espaço reservado para anúncio