João 4.1-24
Quando nos dirigimos aos encontros, ou em particular nos encontros de domingo, escutamos constantemente das pessoas que estão conduzindo o encontro, “vamos apreciar o ministério de cânticos e veneração”.
Mas o que significa cânticos e veneração?
Como conseguimos qualificar se o instante é de cânticos ou se é de veneração?
Cânticos: qual a definição dessa palavra?
Veneração: como interpretar?
Ao observarmos o Evangelho de João, notamos um diálogo de Jesus com uma mulher samaritana, diálogo que nos ensina algumas verdades sobre a veneração e os cânticos que o Senhor almeja de seu povo. Nos tempos atuais, temos notado uma carência muito grande em relação aos cânticos que temos apresentado nos encontros ao Senhor. Muitos líderes de cânticos têm deixado o mundo adentrar o seu ministério. Músicas que não possuem nenhum conteúdo bíblico, nenhuma base com a palavra de Deus e isso tem atrapalhado e arruinado muitos ministérios da igreja do Senhor. Entretanto, não estamos querendo abordar este assunto, o objetivo deste estudo é falarmos sobre cânticos e veneração. Posteriormente nós iremos discorrer sobre esse tema, “por que os ministérios da igreja do Senhor Jesus têm falhado no momento de se achegar a Deus”.
Retornando ao nosso tema cânticos e veneração, Jesus fatigado da jornada para em frente a um poço quando ali se encontra com aquela mulher samaritana, iniciando algum assunto ele se depara com alguns pontos.
Primeiro costumes.
João 4.9 A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? ” ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )Costumes que nos distanciam e nos impedem de conhecer o verdadeiro Deus e a verdadeira veneração. Isso tem acontecido com ministérios que têm vivenciado mais os costumes do que o verdadeiro Deus.
Segundo ausência de saber.
Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva” João 4.10 Qual o saber que temos obtido de Deus? Jesus fez uma afirmação muito importante, se você soubesse você conhece o Jesus que “você tem venerado”? Podemos fazer outra pergunta. Como conheceremos a esse Jesus que nos leva a genuína veneração? Muitas vezes temos ofertado coisas condenadas ao Senhor, coisas que o Senhor já condenou nós com a nossa mente e os nossos olhos cerrados, não temos notado alguns pontos relevantes no momento de venerarmos a um Deus soberano, temível e grandioso. João 4.12 “acaso o senhor é maior que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?” Inúmeras vezes nãocontemplamos essa grandiosidade de nosso Salvador e ofertamos qualquer coisa no seu altar.
João 4.13-15 quando vivemos em costumes, e não vivemos buscando a conhecer Jesus a inclinação é sempre estarmos vazios de Deus e plenos do nosso ego. Mas quando conhecemos o nosso Deus, uma fonte extravasa em nossa vida para a vida eterna, quando bebemos dessa fonte, isso nos faz conhecer o verdadeiro Deus e a verdadeira veneração.
“Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”. João 4.13-15
Agora estamos vendo um ministério cheio do poder de Deus, mas ainda falta alguma coisa, pra finalizarmos esse tema. João 4.20 “Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. O local da veneração, onde devemos venerar, como devemos venerar, a mulher demonstrou claramente que ela foi instruída e guiada para locais e rituais de veneração, o que tem acontecido hoje? Quem está te guiando a veneração, como tem sido a postura deste guia que você tem seguido, não estou aqui falando de seu líder, mas de sua mente, como ela tem te conduzido? De que forma você tem buscado o Senhor? Nossos antepassados, muitas vezes olhamos para os costumes, para as pessoas, os modelos de veneração que outras pessoas têm apresentado e nós temos seguido alguns modelos profanos e não temos percebido ou buscado na Palavra de Deus qual o verdadeiro modelo de veneração que ele aceita.
Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.” João 4.21 Jesus mostra neste ponto que a localização do venerador não é nem um pouco mais importante que o comportamento do venerador. Deus ele tem observado nossos comportamentos. Quer um exemplo? Genesis 4.7 “Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. Comportamentos que nos condenam diante do Rei. Caim foi apresentar uma oferta ao Senhor, mas as suas atitudes eram más. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta, observe que primeiro o Senhor agradou-se da vida, para depois agradar-se da oferta, seguindo o texto diz, ao passo que de Caim não se agradou o Senhor e nem de sua oferta. Veja que a pessoa está em primeiro lugar, o propósito do coração. As suas atitudes no momento de venerar têm sido boas ou, más?
João 4.22 “Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.” Vocês samaritanos veneram o que não conhecem. Isso é uma palavra muito forte, para os nossos dias, muitos têm falado que veneram ao Senhor, que são apaixonados pelo Senhor, que
não conseguem viver sem o senhor, tem muitas letras de novos artistas, podemos colocar desse modo, artistas que se dizem veneradores, quando não são, letras distante da Palavra da Verdade. Quando Jesus disse pra aquela mulher vocês veneram o que não conhece, porque a salvação vem dos Judeus, ele sabia o que estava falando. Muitos hoje têm gritado sou apaixonado por ti senhor, mas não conhece a Deus. Pra venerar a Deus precisamos conhecer e entender o que sua Palavra diz, quando ele fala em Espírito e em Verdade, a verdade a que ele está se referindo é a palavra de Deus. Precisamos conhecer dentro de sua Palavra o modelo que ele deseja ser venerado., eu não posso venerar a Deus com atitudes equivocadas, ou com criações minhas, tenho que venerá-lo de acordo com a sua palavra. “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” João 4.23,24. No entanto está chegando e de fato já chegou. ELE JESUS O V AQUELE QUE SE TORNOU CORPO, estava presente naquele instante, ele veio e agora possuímos a vereda para a veneração, Jesus nosso líder, o líder que nos leva ao Pai.
Em Essência, para a veneração não necessitamos de local físico. “Deus é Espírito” significa que o local físico não o restringe. Está presente em todo o lugar e pode ser venerado em qualquer local, a qualquer instante. Não é onde veneramos o que importa, mas como veneramos. É nossa veneração em espírito e na verdade? Possui o auxílio do Espírito Santo? Como nos auxilia o Espírito Santo na veneração? O Espírito Santo suplica por nós (Rom 8:26), ensina-nos as palavras de Cristo (Jo 14:26) e nos ajuda a nos sentir queridos (Rom 5:5).
Almejo que este texto te ampare a achar, ou seja, Deus encontrar em você um autêntico adorador.
Que Deus nos favoreça e encontre em nós um autêntico adorador.
Pr Josias Silva
Espaço reservado para anúncio